Topo

Itália aponta que traços do coronavírus no esgoto podem indicar novos surtos

22/04/2020 15h47

Roma, 22 abr (EFE).- O Instituto Superior de Saúde da Itália (ISS) confirmou nesta quarta-feira a identificação de traços genéticos do novo coronavírus na rede de esgoto de Roma e Milão, e ao mesmo tempo em que descarta risco à população, adiantou que a análise de amostras pode ajudar a detectar futuros surtos da Covid-19.

O diretor do Departamento de Qualidade da Água do órgão, Luca Lucentini, divulgou a descoberta por meio de um comunicado. "O ciclo integrado da água, o processo que leva à purificação da água no sistema de esgoto, é certamente seguro", garantiu o responsável pelo setor.

Para Giuseppina La Rosa, pesquisadora do Departamento de Meio-Ambiente do Instituto Superior de Saúde, a análise da água não potável de Roma e Milão poderão ter utilidade no controle da pandemia. Segundo a especialista, os resultados do estudo serão publicados em breve.

De acordo com a funcionária do órgão público, ao esgoto das cidades podem servir como "espiãs" do estado de saúde dos habitantes, ajudando rapidamente na identificação de que um determinado grupo de pessoas está infectada e em que medida.

A Itália, de acordo com boletim divulgado ontem pela agência de Defesa Civil, registrou 183.957 casos de infecção pelo novo coronavírus, e 24.648 mortes.