Topo

Trump parabeniza astronautas por 1ª caminhada espacial 100% feminina

18/10/2019 16h20

Washington, 18 out (EFE).- "Vocês estão nas televisões de todo o mundo agora, então não fiquem nervosas", disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump às astronautas Jessica Meir e Christina Koch, que realizaram nesta sexta-feira a primeira caminhada especial exclusivamente feminina da história.

A ligação ocorreu enquanto Meir e Koch ainda estavam fora da Estação Espacial Internacional, em um passeio pela exosfera para substituir uma bateria da instalação.

Já Trump estava na Sala Roosevelt da Casa Branca, ao lado de sua filha e assessora, Ivanka, do vice-presidente do país, Mike Pence, e do diretor da Nasa, Jim Bridenstine.

"Estação, é o presidente Donald Trump, me ouvem?", disse ele no início da chamada.

"Lhe ouvimos", responderam as duas astronautas.

"Estava começando a me preocupar com as senhoras. Estão em um lugar especial, o trabalho que estão fazendo é genial, estamos encantados de falar com vocês", continuou Trump, exaltando a coragem das duas astronautas americanas.

Na sequência da conversa, Meir destacou que ela e Koch não querem receber todos os méritos pela conquista histórica de hoje.

"Muitas mulheres que nos precederam avançaram neste caminho. Treinamos anos para realizar esse trabalho e estamos em uma longa lista de cientistas, engenheiras e astronautas mulheres que nos antecederam", afirmou.

Trump ressaltou que as duas mulheres agora estão em um lugar atingido por poucas pessoas na história e lembrou o desejo do governo dos EUA de voltar à Lua e depois levar humanos pela primeira vez a Marte.

A Nasa pediu ao Congresso dos EUA mais dinheiro para acelerar o Programa Artemísia, que prevê enviar um homem e uma mulher à Lula em 2024. EFE