Salários em alta na Europa dobram aposta em restaurantes online
(Bloomberg) — Salários em alta e maior demanda global por refeições mais saudáveis levam uma pioneira do fast-food na Polônia a testar a ideia de preparar alimentos apenas para entrega em domicílio.
A AmRest Holdings, que lançou o modelo de fast-food dos EUA na Polônia após a queda do comunismo e depois se expandiu para a Europa ocidental, procura diversificar seu portfólio de restaurantes das marcas KFC, PizzaHut e Burger King, segundo o diretor de estratégia da empresa, Peter Kaineder.
"Como todos outros operadores, vemos custos crescentes de mão de obra com lojas clássicas em shoppings e nas principais ruas da Polônia", disse em entrevista em Varsóvia. "Mas também vemos um aumento significativo das vendas com entregas e o sucesso dos canais digitais."
Os chamados restaurantes virtuais são operados sem as vitrines tradicionais acessíveis a clientes famintos. Foram projetados para preparar alimentos para aplicativos de refeições sob demanda, como o Uber Eats, que estão transformando o setor quando mais pessoas preferem pedir comida ao invés de cozinhar.
A nova tendência pode ajudar operadores tradicionais a manter os custos sob controle, já que a Polônia, a maior economia oriental da União Europeia, vai quase dobrar o salário mínimo nos próximos três anos.
Pedidos
A AmRest está "muito satisfeita" com as vendas iniciais da Lepieje, sua primeira marca virtual testada em Wroclaw, sul da Polônia, oferecendo uma variedade de "dumplings" para entrega. A empresa pode abrir mais instalações desse tipo este ano. A AmRest está instalando quiosques de pedidos automatizados e analisando dados com o objetivo de alocar melhor os funcionários para atender aos horários de pico e cumprir sua promessa de aumentar as vendas em 20% a cada ano.
A empresa se concentrará em um modelo de franquia de baixo custo para novas lojas e assim evitar arcar com o gasto total do investimento. Depois de apostar em aquisições nos últimos anos, a AmRest prefere ficar de fora da consolidação das empresas de entrega europeias.
Nesse processo, a companhia vai contar com o aplicativo Glovo, de Barcelona, no qual detém uma participação minoritária e que compete com o Uber Eats.
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