Topo

Advogada tem palavra final para bloquear tuítes, até os de Trump

Principal advogada do Twitter é responsável por criar e aplicar as regras da rede social - REGIS DUVIGNAU/REUTERS
Principal advogada do Twitter é responsável por criar e aplicar as regras da rede social Imagem: REGIS DUVIGNAU/REUTERS

Kurt Wagner

15/01/2020 16h22

(Bloomberg) — Sempre que alguém no Twitter discorda das regras ou políticas de conteúdo da plataforma, quase sempre recorre à mesma estratégia: envia um tuíte para @jack.

Uma rápida verificação da menções ao CEO Jack Dorsey mostra quantas vezes ele é convocado a colocar ordem no serviço que ajudou a criar. Mas o que os usuários não sabem é que estão recorrendo ao executivo errado do Twitter. Embora Dorsey seja a imagem pública da empresa e dê a palavra final sobre tudo o que é produto e estratégia, o trabalho exigente de criar e aplicar as regras do Twitter não são responsabilidade do CEO. A missão cabe à principal advogada do Twitter, Vijaya Gadde.

Como responsável de questões jurídicas e políticas do Twitter, Gadde tem um dos trabalhos mais difíceis em tecnologia: suas equipes redigem e aplicam as regras para centenas de milhões de usuários da Internet. Se as pessoas violarem as regras, os tuítes ofensivos poderão ser removidos, os usuários poderão ser suspensos ou, em casos extremos, completamente excluídos do Twitter. Dorsey pode ter que responder pelas decisões do Twitter, mas o executivo adotou uma abordagem de independência para criar e aplicar suas políticas de conteúdo.

"Ele raramente pensa em uma decisão de execução individual", disse Gadde em entrevista recente. "Eu nem consigo pensar em prazo. Eu geralmente vou até ele e digo: 'é isso que vai acontecer'."

Isso dá a Gadde, de 45 anos, a palavra final no que diz respeito ao cumprimento das regras para as contas - uma posição delicada em um mundo em que as regras do Twitter são ao mesmo tempo uma afronta à liberdade de expressão e um convite a racistas e fanáticos, dependendo de quem está tuitando. "Não importa o que façamos, somos acusados de preconceito", disse Gadde. "Deixando conteúdo, retirando conteúdo ...".

Como a maioria dos advogados corporativos, Gadde geralmente atua em segundo plano, embora sua influência tenha ajudado a moldar o Twitter durante a maior parte da década passada. Formada pela Cornell University e pela New York University Law School, Gadde passou quase uma década em um escritório de advocacia na região da Baía de São Francisco, trabalhando com startups de tecnologia antes de entrar na empresa de rede social em 2011. Seus mais de oito anos no Twitter são praticamente equivalentes ao tempo de Dorsey na empresa.

Com a colaboração de Jordan Fabian.