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Como celebridades vão ajudar Uber a se expandir com restaurantes virtuais

Uber Eats; delivery; bicicleta; ifood; rappi; entregador - Joel Carillet/Getty Images
Uber Eats; delivery; bicicleta; ifood; rappi; entregador Imagem: Joel Carillet/Getty Images

Kate Krader

12/10/2019 16h39

O Uber Eats vai explorar uma nova maneira de expandir o negócio de entrega de refeições, ao mesmo tempo em que ajuda um chef famoso a abrir seu primeiro restaurante.

O aplicativo de entrega de alimentos fechou uma parceria com a chef e celebridade nos Estados Unidos Rachael Ray para criar o restaurante virtual Rachael Ray to Go, uma operação que servirá refeições em 13 cidades nos EUA e Canadá, a partir de 17 de outubro até o final do ano.

A novidade coincide com a publicação do novo livro de receitas da apresentadora de TV e editora de revistas, "Rachael Ray 50".

O Rachael Ray to Go não terá unidades físicas. O restaurante virtual vai contar com uma rede de cozinhas independentes, apenas para entrega, encarregadas de preparar as refeições.

A novidade também marca uma rota não convencional para o Uber Eats no mercado de entrega de refeições online, cada vez mais competitivo e rentável: fazer parcerias com profissionais de gastronomia famosos que não têm restaurante físicos para criar pratos para entrega. O mercado global de entrega de alimentos online deve movimentar cerca de US$ 161,7 bilhões até 2023.

No segundo trimestre de 2019, o Uber Eats gerou US$ 3,39 bilhões em receita bruta com pedidos, um aumento de 91% em relação ao segundo trimestre de 2018.

Os primeiros restaurantes virtuais da empresa foram abertos em Chicago no início de 2017 - agora a empresa tem mais de 5.500 no mundo e mais de 2.100 nos EUA e no Canadá. Mas o Uber Eats não é o líder desse mercado: em agosto de 2019, o Door Dash respondeu por 36% das entregas de refeições nos EUA, enquanto o Uber Eats ficou com 15%.