Topo

TV britânica usa 'deepfake' e cria mensagem de Natal alternativa da rainha Elizabeth

24/12/2020 11h23

Rainha Elizabeth deep fake - Channel Four - Channel Four
A rainha em versão 'deepfake' se parece muito com a real
Imagem: Channel Four

Neste ano, o canal de TV britânico Channel 4 vai transmitir uma versão alternativa do tradicional discurso de Natal da rainha Elizabeth, usando a tecnologia "deepfake".

Enquanto a rainha aparecerá "em carne e osso" em sua mensagem tradicional na BBC e no canal ITV, uma versão criada digitalmente compartilhará seus "pensamentos" no Channel 4.

O Palácio de Buckingham disse à BBC que não faria comentários sobre a transmissão.

O Channel 4 disse que a intenção é fazer um "sério alerta" sobre notícias falsas na era digital.

A tecnologia deepfake pode ser usada para criar conteúdos em vídeo hiperconvincentes, mas totalmente fictícios, e tem sido usada frequentemente para espalhar desinformação.

As imagens costumam mostrar rostos conhecidos falando coisas que nunca disseram, em vídeos, por meio de uma tecnologia que sincroniza os lábios à mensagem que o autor do deepfake deseja passar.

Na mensagem, a versão deepfake da rainha vai tentar a sorte em um desafio viral de dança pelo TikTok.

'Incontáveis imitações'

A mensagem de cinco minutos fará referência a uma série de tópicos polêmicos, incluindo a decisão do duque e da duquesa de Sussex, Harry e Meghan, de deixar o Reino Unido. Também fará alusão à decisão do duque de York, o príncipe Andrew, de renunciar aos deveres reais no início deste ano, após uma entrevista que ele deu à BBC sobre seu relacionamento com o criminoso sexual Jeffrey Epstein.

O correspondente real da BBC, Nicholas Witchell, no entanto, não ficou impressionado com o resultado.

"Houve inúmeras imitações da rainha. Esta não é particularmente boa", avaliou.

"A voz soa o que é — uma tentativa bem fraca de se passar por ela. O que torna isso preocupante é o uso da tecnologia de vídeo para tentar sincronizar seus lábios com as palavras que estão sendo ditas."


Alguns telespectadores disseram em redes sociais que o vídeo é "desrespeitoso". O órgão fiscalizador da mídia Ofcom, por sua vez, disse ter recebido "um pequeno número de reclamações".

Embora a tecnologia atual já permita deepfakes de voz, a voz desta versão da rainha é dublada pela atriz britânica Debra Stephenson.

A estrela de TV já havia dublado um boneco representando a monarca em um programa satírico em 2020.

Stephenson disse: "Como atriz, é emocionante, mas também é assustador se você considerar como isso pode ser usado em outros contextos".

O deepfake foi criado pelo estúdio Framestore, que já venceu o Oscar.

Detecção

Deepfakes ganharam destaque pela primeira vez no início de 2018.

Na época, um desenvolvedor adaptou técnicas de inteligência artificial de ponta para criar um software que trocava o rosto de uma pessoa por outra.

Mas o processo se tornou muito mais acessível.

Existem hoje diversos aplicativos para celular que precisam de apenas uma única foto para criar vídeos falsos com estrelas de Hollywood.

No início deste ano, a Microsoft divulgou uma ferramenta que pode detectar deepfakes.

A empresa disse que espera ajudar a combater a desinformação, mas especialistas alertam que ela corre o risco de ficar desatualizada com os avanços na tecnologia.

Nina Schick, autora de um livro sobre o tema, disse à BBC que há uma preocupação crescente com as formas maliciosas de uso da tecnologia deepfake.

"Embora ofereça enormes oportunidades comerciais e criativas, transformando setores inteiros, do entretenimento à comunicação, também é uma tecnologia que pode ser usada como arma", disse.

"Usada de modo malicioso, essa mídia gerada por inteligência artificial é uma forma sofisticada de desinformação visual."

A mensagem de Natal alternativa será exibida pelo Channel 4 em 25 de dezembro.