Topo

Starliner: o motivo pelo qual a cápsula para astronautas da Boeing terá de voltar à Terra

Loren Elliott / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Imagem: Loren Elliott / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Jonathan Amos - Repórter de Ciência da BBC

20/12/2019 13h12

Demonstração da cápsula foi interrompida devido a problemas técnicos;

A empresa Boeing terá que interromper o voo de demonstração de sua nova cápsula para astronautas nesta sexta-feira (20/12).

A Starliner, que não estava tripulada, foi lançada da Flórida com sucesso em seu foguete Atlas, mas depois teve problemas técnicos que a impediram de seguir o caminho planejado para a Estação Espacial Internacional.

A impressão até agora é de que a cápsula queimava muito combustível para operar seus motores, restando uma quantidade insuficiente para completar sua missão.

A Starliner agora voltará à Terra: um pouso está planejado no deserto do Novo México em cerca de 48 horas.

O administrador da Nasa Jim Bridenstine disse em entrevista coletiva que a Starliner havia sofrido uma "anomalia" temporária.

Bridenstine sugeriu que, se houvesse astronautas a bordo, eles poderiam ter corrigirdoa falha e conduzido a nave com sucesso à estação espacial.

"Muitas coisas deram certo", disse ele. "É por isso que fazemos testes."

Desde 2011, quando os ônibus espaciais deixaram de ser usados, os americanos não faziam seus próprios lançamentos; os astronautas americanos simplesmente pegam carona nas cápsulas russas da Soyuz.

A Starliner, com outra cápsula chamada Dragon, produzida pela empresa SpaceX, estão sendo desenvolvidas justamente com a intenção de revigorar essa capacidade de produção.

O modelo de negócios, no entanto, será diferente em relação ao passado. Em vez de ter a posse e a operação dessas novas cápsulas, a Nasa pretende apenas comprar os assentos que quiser usar nas aeronaves. E as fabricantes Boeing e SpaceX teriam liberdade de vender os demais assentos a outras agências espaciais ou a empreendimentos comerciais.

A decolagem do foguete Atlas da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, ocorreu às 06:36, horário local, nesta sexta-feira.

Se tivesse sido bem-sucedida, a missão automatizada estava programada para durar uma semana. A cápsula voltaria para a região de testes de White Sands e usaria paraquedas e airbags para fazer um pouso suave nas primeiras horas de 28 de dezembro.