Topo

Como foi a primeira transmissão regular de TV no mundo, que completa 80 anos

02/11/2016 19h12

Cara ou coroa, reforma de palácio e 400 televisões sintonizadas – conheça fatos curiosos sobre a estreia do serviço criado pela BBC.

2 de novembro de 1936. Há 80 anos, a BBC inaugurava o primeiro serviço regular de televisão do mundo, diretamente do Alexandra Palace, norte de Londres.

Os estúdios e a torre de transmissão foram instalados no edifício vitoriano, reformado especialmente para receber o canal de TV. Alguns cômodos, como os salões de chá e as salas de jantar do palácio, foram convertidos em estúdios e camarins. 

Inicialmente, dois sistemas diferentes de transmissão foram testados em semanas alternadas.

O sistema mecânico do britânico John Logie Baird inaugurou o serviço, após vencer uma disputa de cara ou cora. Com imagens formadas por 240 linhas horizontais, o formato era considerado, na época, como "alta definição".

Mas, dependendo do tom da pele, apresentadores de TV precisavam de diversas camadas de maquiagem para fornecer o contraste necessário pela tecnologia da época.

O sistema de Baird acabou sendo descartado após três meses de testes, consolidando o formato eletrônico da empresa concorrente americana Marconi-EMI, de 405 linhas, que foi adotado pela BBC.

Foram 18 meses de trabalho até que o serviço estivesse pronto para o lançamento, incluindo a contratação de funcionários, em grande parte engenheiros e produtores.

Estima-se que 400 aparelhos de televisão estivessem sintonizados na cerimonia de abertura, que durou cerca de uma hora e apresentou um show estrelado pela artista Adele Dixon. Ela cantou Magic Rays of Light, música composta especialmente para celebrar o lançamento da nova mídia - e que provavelmente é a primeira música sobre televisão da história.

A programação do primeiro dia também contou com a estreia da BBC Television Orchestra, orquestra conduzida pelo músico Hyam Greenbaum.

Eram apenas duas horas de programação diária. E um dos destaques dos primeiros meses de transmissão foi a coroação do rei George VI, em 12 de maio de 1937.

As transmissões tiveram que ser interrompidas em 1939, com o inicio da Segunda Guerra Mundial, sendo retomadas após o conflito, em 7 de junho de 1946.

Oito décadas depois, as transmissões de TV da BBC atingem uma audiência média semanal estimada em 45,9 milhões de espectadores, segundo levantamento de abril a junho de 2015.