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Pronúncia faz slogan do iPhone 7 virar motivo de piada em Hong Kong

Em cantonês, um dos principais dialetos da família linguística do chinês, pronúncia do número sete é similar à da gíria usada para se referir a pênis - Reprodução
Em cantonês, um dos principais dialetos da família linguística do chinês, pronúncia do número sete é similar à da gíria usada para se referir a pênis Imagem: Reprodução

13/09/2016 19h43

Uma das regras de ouro do marketing determina que um bom slogan deve ser sucinto, simples e fácil de lembrar. Mas uma tradução infeliz pode colocar tudo a perder.

A gigante de tecnologia Apple sentiu isso na pele ao promover seu novo celular, o iPhone 7, em Hong Kong, na China.

A companhia foi alvo de chacota nas redes sociais quando alguns falantes de cantonês ? um dos principais dialetos da família linguística do chinês - perceberam a cômica tradução da frase publicitária em inglês que acompanha o lançamento do smartphone.

O slogan em inglês, "This is 7" ("Este é o 7", em tradução livre), tem pouco a ver com o tradicional número da sorte chinês.

"(A frase) pode soar bem em inglês, mas não em cantonês", explica Cho Wai Lam, do serviço chinês da BBC. "Seven (sete em português; '?' em chinês) se pronuncia 'tsat' em cantonês. O som é muito similar à gíria para se referir ao pênis".

Segundo o jornalista, "trata-se de um termo vulgar, mas relativamente menos ofensivo do que outras expressões que se referem ao órgão sexual masculino; os moradores de Hong Kong o utilizam com frequência".

E não apenas para falar sobre a anatomia.

"Para ser sincera, não soa muito bem quando você diz isso em cantonês", disse uma usuária no Twitter.

"Costumamos utilizar para descrever uma pessoa estúpida ou para zombar de alguém que comete erros bobos".

A Apple já havia feito variantes ligeiramente diferentes de seu slogan original: na China ("7 está aqui"), em Taiwan ("Exatamente é 7") e em Hong Kong (Sim, "é exatamente iPhone 7");

Mas a tradução literal continuou fazendo pouco sentido para muitos moradores de Hong Kong, onde a campanha publicitária virou motivo de piada, sobretudo nas redes sociais.

"Meme" no Facebook já foi compartilhado mais de 40 mil vezes - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
"Meme" no Facebook já foi compartilhado mais de 40 mil vezes
Imagem: Reprodução/Facebook