Topo

Dois antivírus no computador: mais segurança ou mais problemas?

Quando se fala em antivírus para computadores, dois programas pode não ser sinônimo de mais segurança - Thinkstock
Quando se fala em antivírus para computadores, dois programas pode não ser sinônimo de mais segurança Imagem: Thinkstock

Yolanda Valery - BBC Mundo

05/08/2016 17h50

Muitos acreditam que quanto mais segurança no computador, melhor. E acabam instalando dois programas de antivírus.

Mas, segundo a maioria dos especialistas em segurança de computadores consultados pela BBC, ter mais de um desses programas pode ser uma péssima ideia.

Em vez de aumentar as barreiras para vírus e malwares, o software pode acabar sofrendo efeitos colaterais que vão desde falha no antivírus até colapso do computador.

Os antivírus são programas criados para evitar, buscar, detectar e eliminar programas maliciosos de forma contínua.

Seguindo uma regra geral, quando o programa encontra um problema, ele avisa o usuário, que então tem a opção de bloquear ou eliminar a ameaça.

"Para ser eficaz no trabalho de detecção, o antivírus deve poder penetrar no computador em um nível adequado, no fundo do núcleo do sistema", explica o site da Kaspersky Lab, empresa especializada em segurança informática.

"O produto precisa interceptar eventos no sistema. Os dados interceptados então passam pelo motor do antivírus, que os analisa."

Se o usuário colocar em funcionamento dois ou mais programas com o mesmo objetivo, é "provável que haja conflito com uma destas duas consequências: um dos antivírus vai falhar na missão de interceptar eventos (maliciosos) no sistema ou as tentativas de instalar interceptores paralelos vão levar o sistema ao colapso".

Risco baixo

Vários outros sites especializados em segurança fazem a mesma advertência.

O site da Microsoft afirma que "nunca se deve usar mais de um programa de antivírus simultaneamente" e o site PC World compara essa prática a "misturar um vinho fino com um cereal de café da manhã".

"Os dois programas podem simplesmente se contradizer: um pode detectar algo como (sendo) malware enquanto o outro, não. Em qual devemos acreditar? Os falsos positivos existem em todos os antivírus, por isso é um tema complexo", disse à BBC Mundo Javier Pastor, blogueiro do site especializado em tecnologia Xataka.

Outros, como Alejandro Ramos, do blog especializado em segurança SecurityByDefault, acham que esse risco é baixo.

Rendimento

Ramos explica ainda que outra questão importante é como o uso de dois ou mais programas de antivírus pode influenciar no rendimento do computador.

"Os antivírus analisam todos os arquivos que o computador abre e que estão guardados. Se esse processo é duplicado, desacelera o funcionamento do computador."

"Também podem existir outros problemas de 'bloqueio'. Quando um arquivo é analisado por um antivírus, ele tem que ler a partir do disco rígido e vários aplicativos não podem ler o mesmo arquivo naquela hora. Se dois antivírus 'se pegam', podem ocorrer erros inesperados", acrescentou.

Mas se você está preocupado e acha que apenas um antivírus não é o bastante para proteger o seu computador, existem alternativas.

"Você pode aumentar (o efeito do antivírus) com um escâner de malware", informou o site PC World.

Os vírus de computador, na verdade, são tipos de malware, especificamente projetados para se propagar medidante a infecção de arquivos existentes, como uma doença que ataca as células do organismo.

Mas também é bom lembrar que existem outras formas de malware, como o spyware, o ramsoware e os cavalos de troia.

Na verdade, muitos programas protegem de coisas que não são vírus.

Os especialistas afirmam que existem duas diferenças fundamentais: por um lado, os programas chamados de antimalware não têm funcionamento contínuo - eles podem ser ativados, usados e fechados.

Por outro lado, eles podem incluir uma variedade de ameaças.

"Os antivírus te protegem do malware estabelecido, previsível, mas ainda perigoso. Os produtos antimalware enfrentam as ameaças mais atuais", explica a empresa Malwarebytes em seu site.

Por via das dúvidas, é sempre melhor pesquisar e descobrir que tipo de proteção o seu antivírus oferece e qual seria a melhor ferramenta complementar para o seu caso específico.

E sempre tenha em mente que nenhum programa de proteção é perfeito.