Gerentes acusados de roubo devido a erro de sistema são indenizados em R$ 7,8 bi

Milhares de gerentes de agências dos correios britânicas, vítimas de acusações de roubo devido a um erro em um programa informático, foram indenizados, no total, em 1,04 bilhão de libras (aproximadamente R$ 7,8 bilhões, na cotação atual), anunciou o governo nesta segunda-feira.

Entre 1999 e 2015, cerca de mil gerentes de agências dos correios foram acusados de roubo e processados devido a uma informação equivocada fornecida por um software de contabilidade da Fujitsu, chamado Horizon.

Muitos tiveram que reembolsar o dinheiro, o que levou uma parte à falência, e alguns chegaram a ser presos.

Em janeiro de 2024, uma série exibida na ITV, focada na luta judicial de um deles, Alan Bates, devolveu o caso ao centro da atenção pública.

O ex-primeiro-ministro conservador Rishi Sunak qualificou o caso como "um dos maiores erros judiciais da história" do Reino Unido.

Segundo cifras publicadas nesta segunda-feira pelo Ministério do Comércio, "até 2 de junho de 2025, foram pagos, aproximadamente, 1,04 bilhão de libras a mais de 7.300 pessoas", de um total de mais de 11 mil reclamações.

Os cofres públicos pagaram, por exemplo, 167 milhões de libras (R$ 1,26 bilhão) a 416 ex-gerentes dos correios, como Alan Bates, que conseguiram impugnar na justiça as acusações feitas contra eles.

No mês passado, Alan Bates criticou o sistema de indenizações, afirmando que o montante oferecido a ele não cobria nem metade do que pedia.

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