Topo

Musk diz que Twitter irá restabelecer contas suspensas, como a de Trump

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, deve voltar ao Twitter - REUTERS/Andrew Kelly
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, deve voltar ao Twitter Imagem: REUTERS/Andrew Kelly

25/11/2022 07h51

O novo proprietário do Twitter, Elon Musk, anunciou, nesta quinta-feira (24), que vai começar a restabelecer as contas suspensas na plataforma depois que a maioria dos participantes de uma enquete na rede social votou a favor da medida.

"O povo falou. A anistia começa na próxima semana", tuitou Musk, que na quarta publicou uma consulta sobre o tema a usuários do Twitter.

Das 3,16 milhões de pessoas que votaram na enquete, aproximadamente 72,4% responderam "sim" à pergunta de Musk, que questionava se o Twitter deveria oferecer uma "anistia geral para as contas suspensas desde que não tenham infringido a lei ou enviado spam de forma escandalosa".

Mecanismo de consulta

Musk, que comprou a rede social no fim de outubro por 44 bilhões de dólares, já tinha consultado os usuários para decidir se o ex-presidente Donald Trump poderia voltar à plataforma.

O ex-presidente americano foi vetado da rede social após a invasão de seus apoiadores ao Capitólio, em Washington, em janeiro de 2021.

A conta de Trump foi restabelecida depois que uma maioria apertada (51,8%) dos 15 milhões de participantes desta pesquisa no Twitter se disse favorável no sábado ao retorno do bilionário republicano à rede.

Musk explicou diversas vezes que comprou o Twitter porque considera a rede a "praça pública digital", essencial para a democracia no mundo.

O uso deste mecanismo de consulta para definir estratégias na rede social contradiz um compromisso expresso por Musk pouco depois da aquisição da empresa, quando anunciou a formação iminente de um "conselho de moderação (de conteúdo) com pontos de vista muito diversos".

"Não serão tomadas decisões importantes sobre o conteúdo ou o restabelecimento de contas até que este conselho se reúna", tuitou.

Mas o homem mais rico do planeta voltou atrás nesta promessa, após acusar "ativistas" e "políticos" de tentar "matar o Twitter, drenando (sua) receita publicitária", que representa 90% do faturamento da empresa.

Várias marcas importantes, incluindo Volkswagen, General Motors e General Mills, anunciaram que vão suspender o investimento em publicidade no Twitter desde sua compra por Musk.

Para justificar o até então possível restabelecimento das contas suspensas, Musk argumentou na terça-feira que os anunciantes que prometeram se manter na rede social, com a condição de que o conselho de moderação de conteúdo fosse criado, "quebraram o acordo" ao retirar seus investimentos.

No entanto, o empresário de origem sul-africana tem mostrado alguns limites. Ele indicou, por exemplo, que não restauraria a conta de Alex Jones, um locutor de extrema-direita denunciado há anos por pais de vítimas do massacre da escola Sandy Hook em Newton (Connecticut) por afirmar que o ataque foi uma montagem orquestrada por opositores das armas de fogo.

Musk atraiu críticas por sua maneira impulsiva de administrar a rede social, desde a demissão de 50% da equipe até o lançamento caótico de novos recursos.

Ele se defende diariamente de seus críticos em sua conta no Twitter de 118 milhões de seguidores, na qual costuma postar imagens irônicas ou provocações.

© Agence France-Presse