Topo

Twitter rotula contas de mídias cubanas como 'afiliadas ao governo'

Bandeira de Cuba sobre uma rua de Havana - Yamil Lage/AFP
Bandeira de Cuba sobre uma rua de Havana Imagem: Yamil Lage/AFP

25/10/2022 09h57

As contas no Twitter de importantes veículos de comunicação de Cuba foram rotuladas como "mídia afiliada ao governo" cubano, o que provocou o protesto de ao menos um diretor de um portal de notícias e um dirigente do país na segunda-feira (24).

O rótulo foi colocado nas contas de Granma, Cubadebate, Tribuna de La Habana, Agencia Cubana de Noticias e Juventud Rebelde, entre outros.

"#Twitter rotulou pejorativamente os veículos que não apoiam o discurso do império. Não podemos esquecer que essa rede social atua articuladamente com a CIA, o MI6 e o Dpto. De Estado", denunciou em sua conta do Twitter o diretor do portal de notícias Cubadebate, Randy Alonso Falcón.

O Cubadebate afirmou que a medida "censura e estigmatiza as mídias públicas do país" e "afeta os destinatários e potenciais leitores dos tuítes das mídias rotuladas".

É "mais uma evidência da manipulação de algoritmos para reduzir a visibilidade de algumas mídias em relação a outras", escreveu Rogelio Polanco, chefe do Departamento Ideológico do Partido Comunista de Cuba, no Twitter.

O rótulo do Twitter pode encaminhar o usuário para uma página que explica que a rede social toma essa decisão quando considera que o Estado em questão "exerce controle sobre o conteúdo editorial" dessas mídias.

No sistema socialista cubano, todos os meios de comunicação são públicos. Embora existam meios de comunicação independentes que são tolerados, a legislação do país os considera ilegais.

© Agence France-Presse