PUBLICIDADE
Topo

'Chega de hipocrisia!': presidente do México critica COP26

04/11/2021 00h37

Cidade do México, México, 4 Nov 2021 (AFP) - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pediu nesta quarta-feira o fim da hipocrisia que, segundo ele, reflete a conferência da ONU sobre o clima (COP26), organizada na Escócia.

"Já chega de hipocrisia e de modismos, o que deve ser feito é combater a desigualdade monstruosa que existe no mundo", disse o presidente esquerdista em entrevista coletiva, criticando a incongruência das potências mundiais, que, em sua opinião, "aumentam a produção de petróleo ao mesmo tempo que realizam essas reuniões de cúpula para proteger o meio ambiente".

O governante criticou os chefes de Estado que chegaram a Glasgow em aviões particulares. Ele é representado na COP26 pelo chanceler Marcelo Ebrard.

López Obrador comparou as reuniões de cúpula ambientais ao fórum de Davos, onde os "tecnocratas" argumentavam que "o modelo neoliberal iria nos salvar". "Se buscamos proteger o meio ambiente, o que deve ser feito é tomar decisões, agir, não é discurso", destacou, ao afirmar que seu país investe 1,3 bilhão de dólares por ano "no programa de reflorestamento mais importante do mundo".

jg/axm/ag/lb