PUBLICIDADE
Topo

Turquia vai ratificar Acordo de Paris sobre o clima, diz presidente

21/09/2021 18h23

Nações Unidas, Estados Unidos, 21 Set 2021 (AFP) - A Turquia vai ratificar o Acordo de Paris para lutar contra as mudanças climáticas no próximo mês, anunciou nesta terça-feira (21) seu presidente, Recep Tayyip Erdogan, na Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Apresentaremos o Acordo de Paris sobre o clima no Parlamento para a ratificação no próximo mês (...) antes da conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas", que ocorrerá em novembro em Glasgow, disse Erdogan na tribuna da ONU, em Nova York.

Erdogan lembrou que seu país assinou o pacto, mas não o ratificou até agora "devido às injustiças relacionadas à divisão de responsabilidades" para reduzir as emissões poluentes.

A Turquia, que assinou o acordo climático em abril de 2016, acredita que os esforços devem ser diferenciados entre os países industrializados, categoria à qual pertence.

O país foi vítima, como muitos outros na bacia mediterrânea, neste último verão, de incêndios florestais e inundações que deixaram uma centena de mortos e causaram danos significativos à natureza. Além disso, foi atingido por uma seca persistente.

O Acordo de Paris, assinado na COP21 em 2015, prevê a limitação do aquecimento global a menos de 2ºC acima do nível pré-industrial, embora o ideal seja 1,5ºC.

Porém, levando em conta os compromissos atuais dos Estados membros do tratado, "o mundo está no caminho catastrófico de 2,7º", alertou recentemente o secretário-geral da ONU, António Guterres, antes de ressaltar que "se não mudarmos nossa trajetória coletivamente, existe um grande risco de fracasso da COP26" em Glasgow, Reino Unido.

A conferência acontecerá na Escócia entre 31 de outubro e 12 de novembro.

ach/bds/af/dga/ic/mvv