Topo

O futuro já começou: Paris iniciará testes com táxis voadores em 2021

VoloCity se assemelha a helicóptero e funcionará de forma elétrica - Reprodução
VoloCity se assemelha a helicóptero e funcionará de forma elétrica Imagem: Reprodução

30/09/2020 16h06

Paris fará testes a partir de 2021 com táxis voadores em situação real, com a perspectiva de fazer uma demonstração nos Jogos Olímpicos de 2024, anunciaram as autoridades da capital francesa nesta quarta-feira (30).

O veículo elétrico VoloCity, com implantação vertical do fabricante alemão Volocopter, foi escolhido para realizar os primeiros testes na região de Paris para o lançamento desses aparelhos em um ambiente periurbano e aeronáutico.

Os testes serão realizados no aeródromo Pontoise-Cormeilles-en-Vexin, 35 km ao norte de Paris. Os testes também precisarão da aceitação por parte dos residentes locais, além de de procedimentos de segurança e manutenção.

"Todo o ecossistema será testado", explicou Edward Arkwright, diretor executivo do ADP Group, parceiro do projeto.

O VoloCity, que é totalmente elétrico, está equipado com 18 motores e nove baterias. Pode levar duas pessoas, incluindo um piloto. Voa a 110 km/h, a uma altitude de 400 a 500 metros e com um alcance de 35 km.

A aeronave está em processo de validação pela Agência Europeia de Segurança (AESA), explicou Fabien Nestmann, um dos gerentes do Volocopter, acrescentando que o fabricante esperava tê-la aprovada pelo regulador europeu em "dois ou três anos".

Seu lançamento não está previsto antes de 2030.

Além de Paris, Japão também tem iniciado testes com veículos do tipo. Empresas como a Uber também trabalham na nova tecnologia.