Topo

Foguete SpaceX é lançado com dois astronautas a bordo

30/05/2020 17h09

Kennedy Space Center, United States, 30 Mai 2020 (AFP) - O foguete SpaceX Falcon 9 transportando dois astronautas veteranos da Nasa decolou neste sábado, em um primeiro voo particular tripulado ao espaço.

O foguete SpaceX, de duas partes, com os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley a bordo, decolou da Plataforma de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para uma viagem de 19 horas até a Estação Espacial Internacional.

O primeiro voo tripulado americano desde o término do programa de ônibus espaciais, em 2011, havia sido programado para quarta-feira, mas foi adiado devido às condições climáticas, que também permaneceram incertas neste sábado até a decolagem, às 16h22 (horário de Brasília).

De acordo com o programado, a primeira etapa do foguete foi separada após dois minutos de voo, quando a sonda estava viajando a uma velocidade de cerca de 4.000 km/h, deixando a cápsula Crew Dragon na órbita adequada para alcançar seu destino, alimentada pelo segundo estágio do foguete.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que participou do histórico lançamento, descreveu a decolagem como "incrível". "Verdadeira genialidade, ninguém faz isso como nós", estimou.

cl/acb/cc/lb