Topo

Missão russo-europeia a Marte adiada até 2022 por coronavírus e dificuldades técnicas

12/03/2020 10h33

Moscou, 12 Mar 2020 (AFP) - A ambiciosa missão russo-europeia ExoMars, que previa enviar um robô para o planeta vermelho, foi adiada para 2022 devido a dificuldades técnicas e à pandemia do novo coronavírus, anunciou nesta quinta-feira a agência espacial russa Roskosmos.

De acordo com uma declaração conjunta da agência russa Roskosmos e da Agência Espacial Europeia (ESA), a partida deste robô para Marte está agora prevista para agosto-setembro de 2022, em vez de meados de 2020, como planejado originalmente.

Os chefes das duas agências espaciais concluíram, após uma reunião, que "são necessários mais testes da espaçonave com os componentes e o software finais".

Da mesma forma, "tiveram que reconhecer que a fase final da ExoMars está comprometida pelo agravamento geral da epidemia (de COVID-19) nos países europeus".

De acordo com o chefe da Roskomos, Dmitri Rogozine, a decisão foi "difícil, mas bem ponderada". Sua principal motivação é "a necessidade de maximizar a robustez de todos os sistemas e circunstâncias" relacionados à epidemia, disse, segundo o comunicado.

A situação na Europa "não permitiu que nossos especialistas visitassem as indústrias associadas", explicou.

Jan Wörner, chefe da ESA, disse que deseja "ter 100% de certeza de que a missão será bem-sucedida".

"Não podemos permitir margem de erro. Mais verificações garantirão viagens seguras e os melhores resultados científicos em Marte", afirmou.

A Rússia fornece o lançador, o módulo de descida (com elementos europeus) e a plataforma de aterrissagem para a ExoMars, enquanto o robô é europeu.

Ele irá perfurar o solo marciano e tentar encontrar sinais de vida passada no planeta vermelho.

Em agosto de 2019, a ESA já havia reconhecido que os problemas com o sistema de paraquedas da missão persistiam e declarou que temia um adiamento.

pop/tbm/phv/mab/bl/zm/mr