Topo

Mesmo desligado! Facebook admite que monitora nossa localização a todo o momento

iStock
Imagem: iStock

18/12/2019 07h59

Sem tempo, irmão

  • Em carta a senador dos EUA, Facebook disse que "pode saber onde o usuário está", inclusive sem a ativação da geolocalização
  • O monitoramento constante acontece com base nas nossas atividades na rede social e também na de fornecedores de serviços
  • A plataforma diz que faz isso por razões de segurança, mas também por publicidade

O Facebook admitiu que monitora cada um de seus usuários, mesmo com a função de geolocalização desativada, por razões de segurança, mas também com objetivos publicitários.

"Inclusive sem a ativação dos serviços de localização, o Facebook ainda pode saber onde o usuário está com base em informações que ele e outros fornecem através de suas atividades e conexões com nossos serviços", revela a rede social em carta de 12 de dezembro enviada ao senador democrata Chris Coons e ao republicano Josh Hawley, do Congresso dos EUA.

O documento foi divulgado nesta terça-feira no Twitter de uma jornalista do jornal americano The Hill. Hawley retuitou a publicação da jornalista e escreveu: "Facebook admite. Você apaga os serviços de localização, mas eles sabem onde você está para ganhar dinheiro".

"Não há como escapar. Não há controle sobre sua informação pessoal. Isto é a Grande Tecnologia. É por este motivo que o Congresso precisa agir".

O Facebook obtém dados pessoais de todos os tipos sobre seus mais de 2 bilhões de usuários frequentes em ao menos uma das plataformas do grupo: Instagram, Messenger, WhatsApp ou Facebook.

Estes dados são a base do seu modelo econômico, que se sustenta com o faturamento em publicidade ultra-segmentada em grande escala.

O Facebook te conhece melhor que você mesmo?

UOL Notícias

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS