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Bateria 'impossível' faz carro elétrico rodar 320 km com carga de 10 minutos

Carregador de carro elétrico - Stringer/Reuters
Carregador de carro elétrico Imagem: Stringer/Reuters

02/11/2019 12h46

Sem tempo, irmão

  • Com 10 minutos de carga, nova bateria permite a um carro elétrico rodar 320 km
  • Para ter ideia, o Tesla mais avançado tem de ser carregado por ao menos 30 minutos
  • A bateria, porém, é impraticável: tem de absorver 400 quilowatt rapidamente
  • Pesquisadores driblaram o inconveniente com um processo de resfriamento
  • Ainda assim, a bateria deve demorar décadas até se tornar viável

Dez minutos de carga para 320 quilômetros rodando: pesquisadores dos EUA afirmam ter testado com sucesso uma bateria que promete resolver o problema de autonomia dos carros elétricos.

Em artigo publicado na revista Joule nesta quarta-feira (30), pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia destacaram que tal velocidade de carga exige uma bateria que absorva rapidamente 400 quilowatt (kW) de energia.

Os veículos elétricos atuais são incapazes desta façanha, já que isto colocaria em risco o revestimento de lítio em torno do ânodo, prejudicando gravemente a vida útil da bateria. Para evitar o inconveniente, os pesquisadores elevaram a temperatura de sua bateria experimental a 60ºC durante o ciclo de carga, baixando a temperatura posteriormente.

[O processo] limita a exposição da bateria à temperatura de carga elevada, gerando assim um ciclo de vida muito longo
Chao-Yang Wang, principal autor do artigo e engenheiro mecânico da Universidade Estadual da Pensilvânia

Desenvolver uma bateria como a testada e com as exigências do mercado, no entanto, pode exigir uma década, disse Rick Sachleben, membro da American Chemical Society.

Os fabricantes terão de assegurar que o aumento rápido da temperatura seja estável e que não gere explosões diante do fenomenal volume de energia que recebe. Os veículos elétricos da marca Tesla da atual geração exigem aproximadamente 30 minutos para uma carga parcial.