Topo

Samsung se prepara para mais problemas após ação coletiva pelo Galaxy Note 7

Galaxy Note 7 queimado - Reprodução/Reddit
Galaxy Note 7 queimado Imagem: Reprodução/Reddit

Seul

25/10/2016 09h09

A Samsung se prepara para um novo abalo em sua reputação, após o anúncio de uma ação coletiva na segunda-feira que conseguiu reunir centenas de usuários prejudicados pelo fiasco do smartphone Galaxy Note 7.

O escritório de advocacia Harvest Law, com sede na Coreia do Sul, iniciou na segunda-feira os trâmites para processar a empresa em representação a 527 usuários do Galaxy Note 7, com pedido de 500.000 wons (440 dólares) para cada um pelo tempo e os esforços consumidos durante o recall do aparelho, que se transformou em um pesadelo para a marca sul-coreana.

Apesar do valor das demandas não representar uma grande quantia para uma empresa como a Samsung, a ação ilustra como o fracasso do Note 7 abalou o prestígio de uma empresa acostumada a ser tratada como uma instituição quase sagrada em seu país natal.

Recall de 2,5 milhões de telefones

No mês passado, a Samsung anunciou um recall de 2,5 milhões de unidades do modelo Galaxy Note 7, depois de vários incidentes de usuários que denunciaram explosões da bateria.

Quando os aparelhos fornecidos na troca também começaram a registra problemas, a empresa anunciou a suspensão da produção do modelo, uma decisão que vai custar bilhões de dólares e que projeta uma imagem negativa da marca.

O advogado Peter Koh, do Harvest Law, disse que a ação coletiva foi definida graças à crescente irritação dos consumidores.

"Até agora eram quase 100 pessoas assinando a cada dia e somente ontem se uniram mais de 300 usuários", afirmou Koh, que espera reunir 3.000 assinaturas em uma segunda instância.