Topo

Você já pode baixar o novo iOS! Saiba como atualizar e o que muda no iPhone

iOS 12 vem aí! E você vai sentir a diferença - false
iOS 12 vem aí! E você vai sentir a diferença

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

17/09/2018 14h52

Chegou o dia. A Apple liberou nesta segunda (17) a sua grande atualização anual do sistema operacional iOS para todos os usuários de iPhones e iPads. 

O novo sistema operacional estava, desde o meio do ano, disponível apenas para usuários beta de aparelhos da Apple. A fase de testes foi finalmente encerrada nesta segunda, como anunciado pela empresa durante evento dos lançamentos dos novos iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR.

Veja também:

A grande notícia é que mesmo que você não tenha se interessado pelos novos aparelhos poderá ter a atualização em seu iPhone. De fato, até usuários do iPhone 5S, lançado no longínquo 2013, ganharão o novo sistema operacional -- o iOS 12 poderá ser baixado por todos os usuários que utilizam o iOS 11 atualmente.

Para baixar o novo sistema no seu iPhone, você deve entrar em "Ajustes", depois em "Geral" e "Atualização de Software". O sistema irá procurar pela atualização e por lá você será guiado para concluir o processo. É possível ainda atualizar pelo iTunes, com o celular conectado ao computador. 

Mas atenção: é preciso tomar alguns cuidados antes de atualizar. Em primeiro lugar, é bom você fazer backup do seu iPhone no iCloud ou no computador por meio do iTunes para ter todos os seus dados guardados caso ocorra um problema na atualização.

Além disso, você deve fazer a atualização em uma conexão wi-fi e com o celular carregando, para que não tenha todos os dados móveis consumidos no processo e a para que seu celular não fique sem bateria no meio da atualização.

Atualização foi liberada no início da tarde desta segunda (17) - UOL
Atualização foi liberada no início da tarde desta segunda (17)
Imagem: UOL

É comum erros aparecerem nos primeiros dias após a atualização e a Apple consertar com pequenos updates - se quiser, você pode esperar o sistema ficar estável após os primeiros dias para baixar o novo sistema. 

Neste ano, o iOS 12 não trará mudanças sensíveis como do ano passado, quando rolou um completo redesign do sistema com uma nova central de controle do iPhone. Você pode saber mais abaixo sobre o que irá ganhar no update.

O que você terá no iOS 12

  • Rapidez para iPhone antigo

    Graças à atualização, seu iPhone ficará muito mais rápido, com um ganho de 40% a 70% em algumas funções do celular. Ou seja, se você tem um aparelho antigo, comemore! A Apple tem usado os updates para dar estabilidade e performance ao sistema, depois de uma série de bugs no revolucionário iOS 11.

  • Câmera turbinada

    A atualização promete melhorar até as câmeras dos iPhones. O modo retrato, por exemplo, vai ficar mais natural, porque o software vai identificar as bordas entre a pessoa e o fundo com mais eficiência.

  • Notificações em ordem

    Uma das novidades mais legais: finalmente a Apple resolveu arrumar a casa e organizar as notificações. Como já acontece no Android, você poderá configurar como quer receber os alertas (em grupos? silencionsamente? apagar em conjunto?). Tudo isso a partir da tela inicial, sem precisar entrar em ajustes.

  • Novos emojis e... memoji?

    Novos emojis surgirão no seu teclado e com eles chega um pouco mais de diversidade. Estava esperando pelo ruivo, cabelo branco, careca, crespo? Vai ter! Também aparecem novos Animojis e o Memoji, um emoji feito a partir de você, semelhante ao que a Samsung lançou com o S9.

  • Apps bonitinhos e leves

    Alguns apps da Apple, como os de livros, notícias, ações e o gravador, serão repaginados para ficarem mais leves e fáceis de usar. A galeria de fotos vai ter uma busca mais refinada e uma apresentação "para você", com combinação de fotos.

  • FaceTime em grupo

    O FaceTime, que permite chamadas em vídeo entre iPhones, agora suporta conversas em grupos (até 32 pessoas!). Mas há boatos de que a função vai atrasar e surgirá só na atualização 12.1 do iOS.

  • Menos irritação no iPhone X

    O iPhone X é um ótimo celular, sim. Mas também tem suas chatices. Duas delas serão corrigidas: vai ficar mais fácil fechar apps e mais difícil tirar prints acidentais da tela. Só quem já usou um iPhone X sabe como isso irrita.

  • Menos vício e mais controle

    Na onda de reverter o vício das pessoas em smartphones, a Apple traz funções que mostram quanto tempo você gasta por aplicativo e que limitam esse tempo - o iPhone bloqueia atividade após o tempo estipulado. O controle parental foi incrementado para que pais monitorem o uso dos dispositivos dos filhos. Leia mais

  • Mudança no Não Perturbe

    Também vai dar para fazer ajustes mais personalizados no modo "Não Perturbe". Por exemplo, terá um modo dedicado à madrugada, para que as notificações sequer apareçam na sua tela inicial mesmo que você desperte o aparelho.Será possível ainda ativar o "não perturbe" por um espaço de tempo ou enquanto você estiver em um local.

  • Atalhos da Siri

    A Siri ficou mais inteligente (aprendeu respostas sobre famosos, esportes a motor, etc) e ganhou "atalhos" -- pequenos comandos que você pode pedir para a assistente fazer. É algo que o Android também estava à frente da Apple.

  • Medir objetos

    O app Measure promete ser útil. Com o celular, você poderá medir objetos reais usando realidade aumentada. Se você não precisar de medidas profissionais, funciona bem no dia-a-dia. Então pode dar tchau para aquela fita métrica.

  • Realidade aumentada multiplayer

    Curte jogar? Será possível ter várias pessoas ao mesmo tempo em games em realidade aumentada. Basta ter um espaço vazio em casa e alguns iPhones à disposição para que os usuários interajam. A realidade aumentada é uma das grandes apostas da Apple nos últimos anos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Tilt