Topo

Uber: o que é, como funciona o app e outras dúvidas dos passageiros

Uber/Divulgação
Imagem: Uber/Divulgação

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

01/05/2021 04h00

A Uber é uma das principais empresas de transporte individual com carros particulares em atividade no Brasil. A empresa possui diversas categorias de automóveis, possibilitando escolher a melhor opção antes de iniciar a viagem, já que mostra uma estimativa do preço final da corrida.

Para tirar as dúvidas dos passageiros, Tilt reuniu as principais perguntas sobre o aplicativo.

O que é o aplicativo da Uber?

A Uber é um aplicativo de transporte individual de passageiros. Com um cadastro na plataforma, é possível solicitar uma corrida para um motorista parceiro que esteja por perto.

Como funciona o app da Uber?

Após instalar o aplicativo da Uber em um celular, coloque o endereço de destino no campo "Para onde?". Em seguida, selecione uma categoria de corrida, confira a forma de pagamento e clique em "Confirmar". Os valores da corrida podem variar conforme a categoria escolhida. Confira se o local de partida está correto e clique em "Confirmar local de partida".

Coloque o endereço de destino no campo "Para onde" do app da Uber - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em seguida, selecione uma categoria de corrida, confira a forma de pagamento e clique em "Confirmar". Os valores da corrida podem variar conforme a categoria escolhida. Confira se o local de partida está correto e clique em "Confirmar local de partida".

Selecione uma categoria de corrida no app da Uber e confira o valor - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Onde baixo o app da Uber?

O aplicativo da Uber está disponível para download tanto na Play Store (para quem tem um celular Android), quanto na App Store (para os que usam iPhone).

Quais as opções para viajar no app da Uber?

Existem várias opções para viajar com a Uber e cada uma delas exige requisitos específicos dos veículos ou dos motoristas para o transporte de passageiros. O valor da corrida também varia em cada categoria, mas algumas não estão disponíveis em todas as regiões.

As principais categorias do aplicativo de transporte são:

  • UberX: Categoria mais popular do aplicativo; veículos são mais básicos e a tarifa é mais barata;
  • Uber VIP: Disponível para os clientes mais fiéis da empresa, disponibiliza motoristas mais bem avaliados da plataforma pelo preço do UberX;
  • Uber Comfort: Categoria de tarifa intermediária, chamada antigamente de Uber Select; conta com veículos selecionados e motoristas mais bem avaliados;
  • Uber Black: Com os preços mais altos, esta categoria tem veículos na cor preta (geralmente carros sedan ou SUV) e banco de couro;
  • Uber Promo: Categoria de menor valor de tarifa, que aparece durante horários de menor movimento;
  • Uber Taxi: Disponível somente na cidade de São Paulo, a categoria aceita o cadastro de taxistas credenciados junto à prefeitura valor cobrado com base no taxímetro com acréscimo de R$ 1,00;
  • Uber Taxi Promo: Corridas com táxi com valor fechado em horários de menor movimento e desconto de até 45% em relação ao taxímetro; em testes realizados por Tilt, o preço da corrida fica entre o Uber Comfort e o Uber Black;
  • Uber Flash: Categoria para envios de pequenos objetos e itens pessoais; segue os preços praticados pelo UberX;
  • Uber Direct: Assim como o Uber Flash, categoria para entrega de objetos; porém, focada em estabelecimentos comerciais;
  • Uber Juntos: Permite viagens compartilhadas com um ou dois passageiros com destinos próximos ao seu, deixando a viagem final mais barata para você e mais lucrativa para os motoristas;
  • Uber Bag: Categoria para clientes do UberX que precisam de um porta-malas maior; preços são mais altos que o UberX;
  • Uber Black Bag: Categoria para clientes do Uber Black que precisam de um porta-malas maior; preços são mais altos que o Uber Black.

O que é a Uber Eats?

O Uber Eats chegou no Brasil 2016 como parte do aplicativo da Uber. Depois, tornou-se um app à parte para entrega de refeições. Está presente em mais de 150 cidades, em todos os estados do país. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

O que é o Uber Flash?

Se você deseja entregar ou retirar um item pessoal, você pode utilizar o serviço do Uber Flash. Criado durante a pandemia, você escolhe o endereço onde será retirado o objeto e onde ele será entregue após selecionar a categoria e a forma de pagamento.

Com o Uber Flash, a pessoa escolhe o endereço onde será retirado o objeto e onde ele será entregue - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A Uber permite apenas o transporte de itens permitidos por lei, que não ultrapassem o valor de R$ 500, que sejam de pequeno ou médio porte, com no máximo 10 kg e que caibam no porta-malas de um UberX. O peso máximo da encomenda pode ser alterado para 20 kg caso você clique na opção "Entrega" na primeira tela do aplicativo.

Escolha opção "Entrega" na primeira tela do Uber se quiser transportar até 20 kg - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vale lembrar que quem solicita a corrida é quem irá pagar por ela.

Quais itens não são permitidos no Uber Flash?

De acordo com os termos de uso da Uber, não é permitido transportar pelo Uber Flash:

  • bebidas alcoólicas;
  • tabaco;
  • arma de fogo ou munição;
  • bens ilegais ou roubados;
  • narcóticos;
  • materiais inflamáveis, venenosos ou explosivos;
  • animais e espécies reguladas;
  • dinheiro ou cartões presentes;
  • objetos de alto valor ou joias;
  • medicamentos controlados; entre outros.

Quais são as formas de pagamento?

Você pode pagar em dinheiro diretamente para o motorista. Também é possível pagar com cartão de crédito, cartão de débito, vale-presente e Paypal através do aplicativo.

O que faço se esqueci um objeto no carro da Uber?

A primeira ação a ser tomada é tentar entrar em contato com o motorista parceiro. Para isso:

  1. Abra o aplicativo e entre na sua conta;
  2. Toque no menu principal, no canto superior esquerdo, e selecione a opção "Ajuda";
  3. Escolha a viagem em que acredita ter esquecido o objeto e selecione "Itens perdidos";
  4. Depois, clique em "Entrar em contato com o motorista sobre um item perdido";
  5. Digite um telefone para contato e envie.

Se o motorista não atender, a Uber pede que aguarde um período de até 24 horas.

Se o item perdido for seu próprio celular, esse procedimento pode ser realizado pelo telefone de outra pessoa ou pelo site da Uber. É cobrada uma taxa de devolução do item, devido ao deslocamento do motorista.

Como é calculado o valor da corrida da Uber?

Primeiro, é cobrado um valor base. A este valor é adicionado o custo fixo, mais o valor de duração da viagem por minuto e o valor por quilômetro percorrido. Caso a demanda por corrida esteja alta, a Uber pode aplicar uma taxa dinâmica. O valor exibido antes da corrida é uma estimativa bastante fiel e raramente varia do que é cobrado no final.

Qual a segurança de andar de Uber?

A Uber possui recursos de segurança para proteção dos passageiros. Entre eles:

  • O registro das viagens via GPS;
  • Seguro de proteção contra acidentes pessoais;
  • Checagem de antecedentes criminais dos motoristas.

Você também pode compartilhar a sua viagem com contatos de confiança, contatar a polícia diretamente pelo aplicativo em situação de emergência ou gravar um áudio para denunciar quando se sentir desconfortável com o comportamento do motorista.

O que é o Uber Pass?

O Uber Pass é um programa de assinaturas que garante vantagens e benefícios exclusivos para passageiros da Uber. Com valor mensal de R$ 24,99, o serviço dá 10% de desconto nas viagens de UberX, Uber Flash e Uber Promo no Brasil. Assinantes também têm frete grátis ao utilizar o Uber Eats (em pedidos acima de R$ 30) ou entregas de mercado (compras acima de R$ 100).

Quais os concorrentes da Uber?

Os principais concorrentes da Uber são a 99, o Lady Driver e o Cabify. O Cabify promete descontinuar as operações no Brasil no 14 de junho. Em alguns países também há o app Lyft, que ainda não está disponível em território brasileiro.