PUBLICIDADE
Topo

App


Google Tradutor é confiável? Conheça os principais recursos do aplicativo

Google Tradutor é salvador de quem não é poliglota; veja dicas - Reprodução
Google Tradutor é salvador de quem não é poliglota; veja dicas Imagem: Reprodução

Matheus Adami

Colaboração para Tilt

06/04/2021 04h00Atualizada em 16/04/2021 17h47

Imagine você receber uma frase toda escrita em russo ou japonês em um email de trabalho. Isso seria um grande problema se não existisse o Google Tradutor, que decifra o idioma de qualquer site —ou texto— de qualquer lugar do mundo. Mas será que você conhece bem todos os seus recursos?

Você deve ter outras curiosidades, como por exemplo a quantidade de idiomas que ele aceita, qual a tecnologia por trás dele ou se ele traduz imagens. Tiramos todas as dúvidas abaixo.

Tudo Sobre o Google Tradutor

O que é o Google Tradutor?

O Google Tradutor é uma ferramenta gratuita do Google que traduz tanto textos quanto áudios. O serviço existe desde 28 de abril de 2006. Embora tenha começado de forma modesta — com suporte para as línguas inglesa e árabe, somente —, seu "portfólio" hoje ultrapassa as centenas de linguagens.

Além de um site para computador, a ferramenta está disponível também para celulares com sistemas Android e iOS. Há, também, extensão para o Google Chrome.

Como funciona o Google Tradutor?

Quando o Google Tradutor nasceu, a tecnologia de tradução era chamada de Phrase-Based Machine Translation, com mais limitações de análise contextual. Mas a ferramenta usa desde setembro de 2016 o GNMT (Google Neural Machine Translation, ou mecanismo de tradução neural), que analisa frases inteiras dentro de contextos em vez de palavras isoladas.

Essencialmente, o Google Tradutor funciona de quatro formas diferentes: texto, áudio, imagem e desenho. A diferença é o que está disponível para cada linguagem.

A forma mais básica de uso do Google Tradutor é baseada em texto. A ferramenta apresenta duas caixas. Na primeira delas, basta inserir o conteúdo que se quer traduzir. Não é preciso nem mesmo saber qual é o idioma "raiz" — algo que pode ser difícil em linguagens com caracteres fora do alfabeto latino, como chinês, japonês e coreano, por exemplo — já que a própria ferramenta consegue identificar a linguagem.

Na segunda caixa, é possível selecionar a linguagem desejada. Instantaneamente, a tradução surgirá. Além do texto, é possível ouvir tanto o conteúdo original quanto o traduzido, ao clicar no ícone de alto-falante que aparece próximo à palavra.

Em quantas línguas o Google Tradutor funciona?

Atualmente, o Google Tradutor dá suporte a 108 idiomas. As adições mais recentes na plataforma são kinyarwanda, oriá, tártaro, turcomano e uigur, que foram disponibilizados em fevereiro de 2020. Foram as primeiras adições ao seu catálogo em quatro anos.

Alfabetos latinos (português, inglês, espanhol), cirílico (russo), árabe, hebraico, chinês... o Google Tradutor dá conta de tudo isso. Até mesmo linguagens tidas como mortas, como o latim, estão no radar da ferramenta, assim como dialetos africanos como xhosa, zulu e idiomas como iídiche e esperanto. Por outro lado, o Google Tradutor não faz diferença entre o português do Brasil e o português de Portugal.

As traduções do Google Tradutor são confiáveis?

Até é, embora em alguns casos possa haver confusão com o sentido real da frase. Um exemplo clássico: a palavra "futebol" é traduzida para o inglês como "football". Para o inglês britânico, faz sentido. No inglês falado nos Estados Unidos, "football" é sinônimo de "futebol americano" enquanto o futebol "brasileiro" é chamado de "soccer".

A recomendação é clara: use a ferramenta com cuidado. Se a ideia é apenas saber o significado de uma palavra ou outra, vale a pena. Mas se você gosta de empregar o Google Tradutor em qualquer situação com idiomas, ele poderá vacilar na interpretação em algumas ocasiões.

Como traduzir sites pelo Google Tradutor?

O Google Tradutor é uma funcionalidade automática do Google Chrome. Isso significa que é possível, com apenas um clique, traduzir qualquer site para português ou outro idioma.

Basta acessar o site, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Traduzir site". Em alguns casos, em que o navegador identifica alfabetos diferentes do latino, a opção de traduzir já é automaticamente oferecida ao usuário. O recurso está disponível para o Chrome tanto para desktop quanto para celular.

É possível também colar o link da página que você vai traduzir na primeira caixa do Google Tradutor e, na sequência, clicar no link oferecido pela tradução. A nova página irá abrir traduzida.

Dá para traduzir documentos pelo Google Tradutor?

É possível, também, traduzir documentos via desktop. A ferramenta dá suporte a formatos .doc, .docx, .odf, .pdf, .ppt, .pptx, .ps, .rtf, .txt, .xls e .xlsx. Basta fazer o upload do arquivo e a tradução vai aparecer na tela.

Como traduzir áudio no Google Tradutor?

O Google Tradutor consegue entender o que é falado. Esta funcionalidade está disponível para desktop e celular por meio do ícone de um pequeno microfone; mas novamente há limitações. Não é possível identificar a linguagem "do zero". Ou seja: é preciso saber em que língua está o áudio original. Ele também não é tão ágil e pode "travar" a certa altura da captação do áudio.

No desktop, a ferramenta consegue "apenas" ouvir algo falado e traduzir tanto para texto quanto para áudio. Nos aplicativos de celular, contudo, os recursos são mais interessantes, como uma voz eletrônica que lê o trecho traduzido para outro idioma.

Como usar o Google Tradutor no celular?

Se no computador o Google Tradutor funciona bem, é no aplicativo para celular que a ferramenta revela seu real poder. Dentro do app, todos os recursos disponibilizados em desktop estão disponíveis. O de texto funciona da mesma forma: escolha os idiomas original e traduzido, escreva ou copie a frase na primeira caixa, e a segunda irá convertê-la. E há, também, a possibilidade de tradução de conversas e áudios quase em tempo real.

Além disso, o app do Google Tradutor também traduz palavras contidas em imagens. A "leitura" pode ser feita a partir de algo impresso, de um arquivo já existente na memória do aparelho ou abrindo a câmera do celular. Mas há limitações em relação aos idiomas suportados em cada funcionalidade. A lista completa está disponível aqui.

Truques e dicas escondidas do Google Tradutor

Sotaques

O Google Tradutor não é 100% confiável, fato. Mesmo assim, a ferramenta pode ser muito útil para quem está aprendendo um novo idioma. O motivo? A possibilidade de ouvir pronúncias e treinar a audição de uma linguagem diferente da habitual.

O aplicativo para celular conta com uma opção "escondida" que pode ser bem interessante para o aprendizado: escolher a região em que o idioma será falado. O inglês norte-americano, por exemplo, tem pronúncias muito diferentes do inglês falado na Austrália e na Índia. Permitir diferentes sotaques pode ser uma ajuda e tanto no aprendizado de idioma.

Desenho

Além de digitar, falar e trabalhar com imagens que contenham texto, o Google Tradutor consegue entender a escrita manual. No app, na primeira caixa de texto, existe o desenho de uma caneta. Clicando nela, surgirá um campo onde você poderá escrever como se estivesse empunhando um lápis.

No desktop, também é possível desenhar. Basta clicar ao lado do contador de palavras e selecionar o lápis. Não é preciso especificar a linguagem original. A ferramenta consegue identificar o idioma em que você escreveu o texto e fará, automaticamente, a transcrição.

De quem é a voz do Google Tradutor?

A primeira voz do Google Tradutor no Brasil foi da locutora Regina Bittar —ela, também, deu voz para a primeira versão brasileira da Siri, assistente virtual presente nos aparelhos da Apple. O Google, no entanto, não revela quem é a dona da voz atualmente.

O Google Tradutor consegue traduzir imagens?

Sim e não. O Google Tradutor precisa de palavras para trabalhar. Ou seja: se a imagem conter texto, as palavras serão traduzidas para o idioma escolhido. O recurso está disponível apenas para o aplicativo para celular.

O Google Tradutor atualmente não consegue traduzir imagens "puras" em palavras —isto é, o tradutor não consegue compreender que a fotografia de um edifício, por exemplo, significa a palavra "edifício".

Dá para usar o Google Tradutor sem internet?

Sim, parcialmente. É possível fazer download de idiomas para usar o Google Tradutor offline. Basta ir em "Configurações" e, depois, "Tradução off-line". Se a língua desejada não está na lista, basta clicar no ícone "+", no canto superior direito.

Mas a falta de internet restringe algumas funções do Google Tradutor, mesmo que o idioma esteja baixado no aparelho. Não é possível usar os recursos de áudio nem desenhar palavras. Sem internet, a ferramenta só funciona para as funções de texto e imagem.

O Google Tradutor guarda o que eu pesquisei?

Sim. Tanto no desktop quanto no aplicativo, o Google Tradutor mantém um histórico. É possível limpar o histórico totalmente ou parte dele.

Também é possível favoritar alguma das pesquisas e traduções feitas.

Encontrei um erro no Google Tradutor, o que posso fazer?

O Google Tradutor conta com um campo de contribuições. É possível oferecer dicas e correções, além de sugerir edições.