Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para WhatsApp e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Novembro de 2021

Proteja-se de golpes

Saiba como proteger seu WhatsApp com as dicas de Hugo Gloss, Pequena Lo e Thelminha

oferecido por Selo Publieditorial

Saiba Mais

  • Siga dicas simples e proteja seu WhatsApp de golpes

    Leia mais
  • Conheça os principais golpes no WhatsApp e saiba como previr

    Leia mais

"Quando a esmola é muita, o santo desconfia", diz a sabedoria popular. Se levássemos o ditado mais a sério, muitos golpes financeiros poderiam ser evitados. Um dos mais comuns envolve um link, geralmente compartilhado por algum conhecido desavisado, que promete brindes, descontos especiais ou convites para eventos com celebridades.

O link geralmente leva o usuário a um site falso, ou instala um vírus no celular, deixando suas senhas e informações pessoais vulneráveis.

Outra modalidade muito recorrente é o pedido de dinheiro por algum suposto conhecido. Mas há duas formas de golpe. Na mais simples —e mais fácil de identificar, os criminosos usam a sua foto, mas com um número diferente, para pedir dinheiro aos seus contatos.

Eles usam uma desculpa convincente —"bloqueei minha senha do banco e preciso transferir um dinheiro para esta pessoa" ou "excedi o limite de transferência"—, prometendo pagar de volta no dia seguinte. Na urgência de ajudar, amigos e familiares acabam transferindo dinheiro para completos desconhecidos, com a certeza de que foi o usuário quem fez o pedido.

Para evitar que isso aconteça, ligue para o número da pessoa salvo na sua agenda para ter certeza que é ela quem está pedindo algo.

A outra forma, mais complexa, envolve hackear e roubar a sua conta. Funciona assim: o golpista envia uma mensagem ou faz uma ligação oferecendo algo imperdível. Mas para receber o prêmio ou desconto, a vítima precisa enviar de volta um código recebido por SMS. E o truque está aí: esse código enviado por SMS na verdade é o código de segurança que o WhatsApp envia quando alguém decide instalar o aplicativo em outro aparelho. Ao enviar o código, a vítima dá acesso total à sua própria conta.

Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, e instalado em mais de 90% dos celulares brasileiros, é natural que o WhatsApp atraia também pessoas mal-intencionadas.

Por isso, o próprio aplicativo traz ferramentas e configurações criadas exclusivamente para a proteção dos seus usuários. Mas é preciso ficar esperto com links compartilhados, mensagens suspeitas e promessas infundadas.

Para te ajudar nessa tarefa, o WhatsApp chamou três influenciadores digitais que sabem se proteger: Hugo Gloss, Pequena Lo e Thelminha. Eles dão dicas e ensinam funcionalidades e configurações contra trapaceiros e golpistas.

Aí, sim, vale compartilhar com todo mundo: família, amigos, vizinhos, conhecidos? Assim você ajuda a proteger os outros e também a você mesmo. Afinal, todo mundo pode cair em um golpe. Mas todo mundo também pode evitar.

Hugo Gloss e o número misterioso

O golpe funciona assim: um amigo, familiar ou conhecido te manda uma mensagem dizendo que precisou mudar de número e está em uma situação difícil. Ele precisa fazer uma transferência, mas por algum motivo não está conseguindo — estourou o limite do dia ou perdeu o acesso ao banco. Aí pede para que você faça a transferência, e promete devolver o dinheiro no dia seguinte, sem falta.

O que você, inocente, não sabe é que os golpistas roubaram a foto do seu conhecido para se passar por ele. Veja como o influenciador digital Hugo Gloss lida com essa tática:

Thelminha e a conta dominada

Outra modalidade comum, mas muito fácil de ser evitada, é o roubo do número da conta. Você recebe um link com alguma promoção imperdível —tipo "ganhe 70% de desconto"— ou um convite incrível —como um jantar com uma celebridade. Tudo o que você precisa fazer é enviar o código SMS que acabou de ser mandado para o seu celular. O que você não sabe é que esse número é, na verdade, um código de segurança do aplicativo, chamado "código de ativação", que permite que os golpistas instalem sua conta em outro celular. É como se você desse o token do seu banco para um desconhecido.

Ao enviar o código, os criminosos passam a controlar sua conta, e podem aplicar o golpe da transferência de dinheiro com mais tranquilidade —afinal, é o seu número de verdade que está pedindo.

Pequena Lo e a dupla proteção

Já ouviu falar da "verificação em duas etapas"? Ele é uma camada extra de proteção à sua conta. Mas é importante saber como ele funciona, para evitar cair em golpes. Pra começar, é um número criado por você, que deve ser protegido do mesmo jeito que você protege a senha do seu cartão do banco. Com essa camada extra, mesmo que um criminoso consiga o código de ativação da sua conta (aquele que é enviado via SMS e que você não deve mandar para ninguém, em hipótese alguma!), ele precisaria dessa outra senha para aplicar seus golpes.

Não sabe como configurar a verificação em duas etapas? A Pequena Lo te ensina:

Proteja-se

Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, e instalado em mais de 90% dos celulares brasileiros, é natural que o WhatsApp seja alvo de um tipo de usuários indesejados. Eles se aproveitam da distração e da generosidade dos usuários para aplicar golpes que envolvem não só o dono da conta, mas também amigos e familiares.

Aqui, 4 dicas para evitar que você seja a próxima vítima:

  • 1

    Nunca compartilhe com ninguém o código de 6 dígitos que chega pra você por SMS. Esse é código de ativação do WhatsApp. E só com ele, alguém consegue acessar sua conta usando outro aparelho

  • 2

    Pra evitar que alguém se passe por você e aplique esse tipo de golpe falado anteriormente, deixe sua foto de perfil visível apenas para os seus contatos salvos na agenda. É simples: vá em CONTA, depois em PRIVACIDADE, depois em FOTO DE PERFIL e selecione MEUS CONTATOS.

  • 3

    Outro tipo de golpe que tem acontecido bastante: alguém te manda uma mensagem, se passando por algum conhecido seu, pedindo dinheiro. Nunca transfira o dinheiro antes de ligar para o número dessa pessoa que já está salvo na sua agenda, não para o número novo que está falando com você, e confirmer a identidade da pessoa. Os golpistas geralmente usam essa técnica do "estou com número novo" para aplicar o golpe.

  • 4

    Para ficar mais protegido, você pode cadastrar uma senha de 6 dígitos que será pedida sempre que você acessar o aplicativo de outros equipamentos. De tempos em tempos ela é pedida no aplicativo também para que você não esqueça da senha que cadastrou. A vantagem é que, mesmo que um criminoso consiga o código ativação, ele precisaria dessa outra senha para entrar na sua conta. Pra ativar essa senha, é super fácil: é só clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela, depois selecionar as Configurações, em seguida clicar em CONTA e depois em CONFIRMAÇÃO EM 2 ETAPAS. Tá pronto! Viu como é simples?

Já está protegido e recebeu uma mensagem suspeita? Denuncie no próprio aplicativo. Para isso, toque no número do telefone ou nome do contato, no topo da tela. Role até o final e clique no botão DENUNCIAR CONTATO

WhatsApp from Meta WhatsApp from Meta
Topo