Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Os ingredientes do Duolingo

Gamificação, inteligência artificial e diversão têm um papel fundamental para ajudar os alunos no aprendizado

oferecido por Selo Publieditorial

Um dos maiores desafios no aprendizado de idiomas é se manter motivado. Na hora de estimular os estudantes, a gamificação, a Inteligência Artificial e a diversão são aliados imprescindíveis no processo. Afinal, aprender inglês é prioridade para 40% dos brasileiros em 2021, de acordo com um estudo do app de metas 7Waves.

Essa é a fórmula do Duolingo - plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e app educacional mais baixado, com 500 milhões de downloads em todo o mundo. Para garantir uma experiência de estudo mais leve, eficaz e customizada, o app se assemelha a um jogo, onde os alunos usam vidas para fazer as lições e competem com pessoas de diferentes países em diversos níveis.

Além disso, a plataforma conta com Inteligência Artificial para personalizar os exercícios de acordo com as necessidades de cada estudante, e usa personagens carismáticos (como a famosa corujinha Duo) e frases e diálogos descontraídos para aumentar a interação com o idioma escolhido. E funciona: um estudo revelou que aprender um idioma no app é duas vezes mais rápido do que em uma universidade.

Com a missão de desenvolver a melhor educação do mundo e torná-la disponível para todos, o Duolingo disponibiliza 100 cursos em 40 idiomas totalmente grátis. Quem quiser contribuir com essa missão, pode assinar a versão premium do app - o Duolingo Plus -, que oferece alguns recursos extras, como vidas ilimitadas e uma experiência livre de anúncios.

O preferido dos brasileiros

Com mais de 30 milhões de alunos, o Brasil é um dos principais mercados do Duolingo, além de ser o país que mais estuda inglês no mundo, já que 61% dos brasileiros presentes na plataforma escolhem estudar e praticar o idioma. Por enquanto, há seis cursos para quem fala português: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto.

O app aterrissou no Brasil há um ano, e Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil, tem se dedicado a conquistar ainda mais os estudantes daqui.

O Duolingo sempre foi muito querido pelos brasileiros e um dos nossos objetivos é retribuir todo esse carinho trazendo novidades criadas especialmente para o público do nosso país, como o podcast "Histórias em Inglês" e uma parceria com a Vivo Valoriza, com acesso a três meses ao Duolingo Plus". A educação tem um poder transformador, e temos orgulho de possibilitar o acesso de todos a mais e melhores oportunidades, em sintonia com a nossa missão com o Duolingo.

Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil

Quem usa

O Duolingo ajuda pessoas de todas as idades e classes sociais (de celebridades e bilionários como Bill Gates a refugiados) a aprender e aprimorar um novo idioma quando e onde quiserem, precisando apenas de um celular ou computador e de acesso a Internet.

Nicolas Pardim, de apenas 11 anos, estuda inglês diariamente no Duolingo desde os 7 e aprendeu o idioma sozinho no app. Aluno de escola municipal, ele ganhou uma bolsa de estudos integral em uma das escolas bilíngues mais renomadas de São Paulo no ano passado.

Alexandre Ribeiro, de 22 anos, nasceu na favela da Torre, periferia de Diadema (SP), e se interessou pelo inglês ao trabalhar em um hotel durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Como não tinha condições de pagar um curso do idioma, começou a estudar pelo aplicativo, e em 2021 fez o Duolingo English Test (exame de proficiência em inglês remoto e acessível, que que custa U$49 e é aceito em mais de 3 mil instituições de ensino no mundo todo) e ganhou uma bolsa de estudos em uma universidade americana em Berlim.

O casal Viviane Favery e Raphael Gagné, de 35 e 34 anos, são ciclistas profissionais e se conheceram durante uma competição internacional. Por ela ser brasileira e ele canadense de Quebec (cujo idioma principal é o francês), eles se comunicavam em inglês, mas, com a intensificação do relacionamento, decidiram aprender o idioma nativo um do outro. Os dois passaram a utilizar o Duolingo e hoje se comunicam em francês e português - até os pais de Raphael gostaram do desafio e atualmente usam o app para aprender a língua da nora.

Para conhecer mais sobre o Duolingo e começar a aprender um novo idioma, acesse Duolingo.com ou baixe o aplicativo na Apple Store ou no Google Play.

Topo