Topo

Thiago Gonçalves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Qual é a importância da ciência para o país? Pense nisso antes de votar

Investir em ciência não é dinheiro jogado fora; o retorno para um país como o Brasil são muitos - DCStudio/ Freepik
Investir em ciência não é dinheiro jogado fora; o retorno para um país como o Brasil são muitos Imagem: DCStudio/ Freepik

08/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Neste 8 de julho, Dia Nacional da Ciência, gostaria de refletir sobre o papel da ciência para o país. Muita gente ainda me pergunta sobre a importância da ciência para o Brasil. Afinal, por que devemos investir dinheiro buscando galáxias a milhões de anos-luz, quando temos gente passando fome aqui mesmo?

Esse argumento reducionista pode ser perigoso, e se a pandemia nos mostrou algo, foi a necessidade de colocarmos a ciência no centro do debate político. Em ano de eleição, a discussão se torna ainda mais importante, para refletirmos o que queremos no nosso futuro.

Investimento em tecnologia

Para começo de conversa, devemos entender que o investimento em ciência não é jogado fora.

Tomemos como exemplo o telescópio espacial James Webb, uma empreitada de US$ 10 bilhões da Nasa. Esse dinheiro não serve "apenas" para encontrarmos as primeiras galáxias do universo, mas também foi usado para treinar dezenas de cientistas, com conhecimento técnico que pode ser usado em diversos outros campos no futuro, desde a ciência básica até a ciência de dados ou o mercado financeiro.

O dinheiro também foi usado em parcerias com empresas de óptica, eletrônica ou até mesmo aeroespaciais. Ou seja, é importante lembrar que boa parte da verba está voltando à economia dos países que participaram da construção do telescópio, na forma de investimento direto na indústria de alta tecnologia.

A alternativa? Uma dependência cada vez maior de importações que só fazem acentuar as desigualdades por aqui.

Protagonismo nacional

Notem que é justamente esse investimento que permite que os países participem novamente de projetos semelhantes no futuro. Estados Unidos, Europa, Japão e, mais recentemente, a China têm um ambiente fértil para a liderança em grandes empreendimentos tecnológicos e científicos, graças ao investimento maciço em ciência básica e aplicada.

O Brasil nos últimos anos foi na contramão deste movimento, reduzindo a verba para a ciência cada vez mais. Ora, como podemos pensar em liderar um projeto de BILHÕES de dólares, se o orçamento para toda a ciência nacional é de MILHÕES?

Vale lembrar também que essa verba tem retorno.

Quando pensamos no desenvolvimento de tecnologia de mercado, câmeras digitais, telefones celulares, telecomunicações, esses avanços foram possíveis graças ao investimento em ciência básica aliada a um parque tecnológico avançado.

A ciência como marco sociológico

Acima de tudo, devemos entender a ciência como uma forma de pensar. O ensino científico não deve ser visto como uma simples memorização de fórmulas, mas sim uma visão crítica e curiosa do mundo ao nosso redor.

Aqui estou falando de ciências de todos os tipos: humanas, tecnológicas, biomédicas. Temos de fomentar as perguntas e o método científico como atuação política.

Vejam o que aconteceu durante a pandemia: uma guerra de informações na qual as vítimas foram os próprios cidadãos, sem uma orientação clara de como proceder para se proteger. O resultado? Quase 700 mil mortos em todo o país.

Meu sonho é ver a ciência como destaque no cenário político.

Gostaria de ver as evidências científicas orientando a formação de políticas públicas, e o governo apoiando as instituições de pesquisa em troca.

Gostaria de ver a ciência dialogando com a sociedade, para que todos possam processar as informações que recebem de forma crítica, separando paradigmas científicos de fake news.

Esse ano temos uma decisão importante pela frente, escolhendo o caminho a seguir pelos próximos quatro anos.

Ao decidir seu voto, peço que considerem candidatas e candidatos que incluam a ciência como plataforma de governo, priorizando o uso de evidências e o crescimento sustentável em seus programas.

* Esta coluna foi escrita para a campanha #ciêncianaseleições, que celebra o Mês da Ciência. Em julho, colunistas refletem sobre o papel da ciência na reconstrução do Brasil.