Topo

Renato de Castro

Iluminação pública via PPP é o começo das cidades inteligentes no país

02/02/2021 04h00

Acredito que você já deve ter ouvido falar nas famosas parcerias público-privadas (PPPs), mas sabe exatamente o que elas são e qual a sua importância para nossas cidades?

Conversei com Guilherme Martins, chefe de departamento na unidade responsável por estruturar PPPs e concessões de infraestrutura no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma das principais instituições na promoção da infraestrutura brasileira.

Um dos pontos principais abordados foi a real possibilidade dos projetos de iluminação pública ser tornarem a porta de entrada dos conceitos de cidades inteligentes nos municípios brasileiros, reforçando o que o já havíamos discutido no final do ano passado.

As PPPs são instrumentos jurídicos que permitem os governos fazerem concessões públicas de algumas de suas atividades. No caso específico da iluminação pública, o grande atrativo para o setor privado é a segurança jurídica e econômica da operação.

O Guilherme nos explicou todos os detalhes. E mais: ele compartilhou conosco um case real, que está exatamente acontecendo neste momento que é a PPP de iluminação pública de Curitiba.

Live Renato de Castro e Guilherme Martins (BNDES) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esse processo encontra-se em fase de consulta pública; aqui o link para você explorar a oportunidade. Toda PPP, por exigência legal, requer a realização de uma consulta pública, que tem por objetivo principal dar publicidade ao processo e fomentar a discussão popular.

Falamos também de outras oportunidades que aparecerão em 2021 como concessões de rodovias, parques naturais e os investimentos esperados no setor de saneamento público, motivado pela nova regulamentação federal recém-saída do forno.

Quer saber mais? Assista à entrevista na íntegra e você irá descobrir!

Além da explanação teórica, nosso convidado também respondeu às perguntas e dúvidas dos participantes. O papo foi muito bacana.

Nos vemos no próximo texto.