PUBLICIDADE
Topo

Renato de Castro

Live: iluminação pública pode ser o começo das cidades inteligentes no país

Renato de Castro
Imagem: Renato de Castro
Renato de Castro

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho consultivo global da Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

08/12/2020 04h00

Finalmente o quadro político das nossas cidades já está desenhado para 2021. No próximo ano, todos os municípios do país iniciam uma nova fase. Um ciclo de quatro anos que influenciará a vida e o futuro de todos os brasileiros.

Em um documentário que eu coproduzi em 2017, nós entrevistamos Froi Legaspi, um líder comunitário de Londres que disse uma frase que me marcou muito: "Se você não está sentado à mesa com os tomadores de decisão, você provavelmente está no menu deles."

Agora é a hora de nos sentarmos à mesa e começarmos a discutir as novas políticas públicas, programas e projetos com nossos novos prefeitos e vereadores.

Como fazer nossas cidades mais inteligentes e resilientes? Essa pergunta deve fazer parte do nosso dia a dia.

Acredito que de todas as áreas do desenvolvimento urbano duas serão protagonistas em 2021: a iluminação pública, seguindo a tendência dos últimos anos das PPPs - parcerias público-privadas e o saneamento (o setor de águas e esgotos), como consequência do novo marco regulador do saneamento aprovado pelo Senado no dia 24 de junho.

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, às 10:00 (horário de Brasília), terei o prazer de conversar com um dos maiores especialistas nacionais em iluminação pública inteligente, Carlos Eduardo Souza, da Enelx no Brasil.

A EnelX é o braço responsável por projetos de smart cities da multinacional Italiana Enel, empresa de energia com atividades nos setores de geração e distribuição de eletricidade, bem como na distribuição de gás natural.

Quer entender como a iluminação pública tem um potencial enorme para ser a porta de entrada de diversos projetos de smart city nas nossas cidades brasileiras? Então você não pode perder essa superentrevista.

Link para a live.