Topo

Renato de Castro

Live: iluminação pública pode ser o começo das cidades inteligentes no país

Renato de Castro
Imagem: Renato de Castro

08/12/2020 04h00

Finalmente o quadro político das nossas cidades já está desenhado para 2021. No próximo ano, todos os municípios do país iniciam uma nova fase. Um ciclo de quatro anos que influenciará a vida e o futuro de todos os brasileiros.

Em um documentário que eu coproduzi em 2017, nós entrevistamos Froi Legaspi, um líder comunitário de Londres que disse uma frase que me marcou muito: "Se você não está sentado à mesa com os tomadores de decisão, você provavelmente está no menu deles."

Agora é a hora de nos sentarmos à mesa e começarmos a discutir as novas políticas públicas, programas e projetos com nossos novos prefeitos e vereadores.

Como fazer nossas cidades mais inteligentes e resilientes? Essa pergunta deve fazer parte do nosso dia a dia.

Acredito que de todas as áreas do desenvolvimento urbano duas serão protagonistas em 2021: a iluminação pública, seguindo a tendência dos últimos anos das PPPs - parcerias público-privadas e o saneamento (o setor de águas e esgotos), como consequência do novo marco regulador do saneamento aprovado pelo Senado no dia 24 de junho.

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, às 10:00 (horário de Brasília), terei o prazer de conversar com um dos maiores especialistas nacionais em iluminação pública inteligente, Carlos Eduardo Souza, da Enelx no Brasil.

A EnelX é o braço responsável por projetos de smart cities da multinacional Italiana Enel, empresa de energia com atividades nos setores de geração e distribuição de eletricidade, bem como na distribuição de gás natural.

Quer entender como a iluminação pública tem um potencial enorme para ser a porta de entrada de diversos projetos de smart city nas nossas cidades brasileiras? Então você não pode perder essa superentrevista.

Link para a live.