Topo

Renato de Castro

Live: o que deve ser o turismo do "novo normal" depois da crise da covid?

Renato de C\astro
Imagem: Renato de C\astro

20/10/2020 15h00

Segundo o Fórum Econômico Mundial, a pandemia de covid-19 pode fazer a indústria do turismo global recuar 20 anos. O estudo prevê que 120 milhões de empregos estão em risco, com danos econômicos provavelmente superiores a US$ 1 trilhão. Já a World Tourism Organization (Organização Mundial do Turismo), afirma que o turismo foi o mais afetado de todos os principais setores econômicos.

Bem, no nosso Brasil infelizmente as previsões também não são muito animadoras, mas o setor já começou a reagir. De acordo com o Ministério do Turismo, o estudo realizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apontou que a oferta nacional de quartos se aproxima da normalidade pré-pandemia. Segundo o levantamento, 91% dos hotéis das 64 redes entrevistadas até domingo (18 de outubro) já estavam abertos, o que representa 127.593 quartos disponíveis para receber turistas em todo o país.

Tudo parece de novo nos trilhos, certo? Aqui na Itália também parecia e depois de uma tentativa de reativação durante o nosso último verão (20 de junho a 22 de setembro) cai uma nova bomba: a temida segunda onda.

Nesta quarta-feira (21), às 10:00 (horário de Brasília), vou conversar, ao vivo e direto de Portugal, com Vitor Pereira, idealizador e CEO de um dos mais importantes eventos de turismo na Europa: o Smart Travel. Trata-se de um festival dedicado às cidades inteligentes e turismo inteligente com enfoque especial na promoção das melhores práticas, estudos de caso, inovações conceituais, novidades em serviços e produtos, criatividade e interações entre turistas, cidadãos, cidades, empresas e stakeholders. O evento esse ano acontecerá entre os dias 3 e 5 de dezembro.

Não faltarão "spoilers" em nossa conversa sobre as tendências do setor para os próximos anos. O que podemos aprender com as experiências europeias da crise e, principalmente, como se preparar para essa montanha russa, cheias de altos e baixos, que parece ainda estar longe de chegar ao fim?

Não percam e não deixem de compartilhar essa informação! Juntos podemos ajudar o nosso país a superar mais rápido esse grande desafio. Nos vemos daqui a pouco!