PUBLICIDADE
Topo

Projeto britânico ajuda SP, BH e Recife a adotarem tecnologias inteligentes

Reino Unido tem programa para investir em cidades inteligentes no Brasil - Embaixada do Reino Unido no Brasil
Reino Unido tem programa para investir em cidades inteligentes no Brasil Imagem: Embaixada do Reino Unido no Brasil
Renato de Castro

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho consultivo global da Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

09/10/2020 04h00

O Reino Unido vai investir cerca de £ 110 milhões (cerca de R$ 795 milhões) até 2023 para expandir o potencial de comércio global, catalisar inovação e investimentos, aumentando as oportunidades de negócios internacionais no Brasil. Para tanto, o país europeu vai usar o Prosperity Fund, um fundo de cooperação do governo do Reino Unido que busca apoiar o crescimento econômico inclusivo necessário para reduzir a pobreza e contribuir para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Uma das iniciativas deste fundo é o Programa de Cidades Inteligentes que está beneficiando São Paulo, Recife e Belo Horizonte através de soluções inovadoras para diferentes desafios urbanos. No vídeo abaixo, eu converso com João Rampini, executivo responsável pelo Programa Cidades do Futuro do Prosperity Fund no Brasil.

O objetivo deste programa é fomentar o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil por meio de tecnologias inteligentes em mobilidade urbana, dados abertos e água/saneamento. Desta forma, o programa busca contribuir para melhorar a gestão urbana e a qualidade da infraestrutura básica para os grupos mais vulneráveis, impulsionando o crescimento econômico inclusivo e sustentável nos centros urbanos.

Os principais projetos no Brasil são:

  • Mobilidade Inteligente em São Paulo - Melhorar os processos de planejamento e gerenciamento da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo por meio do uso de tecnologias inteligentes para melhorar os fluxos de tráfego, contribuindo para o aumento da qualidade de vida na metrópole.
  • Mobilidade Inteligente em Belo Horizonte - Aplicar tecnologias inteligentes para ajudar a entender os padrões de mobilidade dos usuários do transporte público em Belo Horizonte, através de um piloto que permitirá um mapeamento da demanda pelos serviços de ônibus na cidade.
  • Gestão Inteligente da Água em Recife - Melhorar a eficiência da gestão dos serviços de água e saneamento na Região Metropolitana do Recife, através do uso de tecnologias inovadoras para controlar as perdas de água na rede de abastecimento, melhorando o acesso destes serviços para toda a população.
  • Ecossistema de Dados Urbanos em Recife - Criar uma plataforma digital para apoiar o gerenciamento e a integração dos dados empregados pelo município do Recife, compartilhando essas informações em um portal aberto à sociedade, promovendo a transparência e a participação dos cidadãos nas decisões públicas.

Quer saber mais sobre as oportunidades deste projeto para empresas e profissionais do setor? Só clicar no vídeo abaixo :