Topo

Renato de Castro

Projeto britânico ajuda SP, BH e Recife a adotarem tecnologias inteligentes

Reino Unido tem programa para investir em cidades inteligentes no Brasil - Embaixada do Reino Unido no Brasil
Reino Unido tem programa para investir em cidades inteligentes no Brasil Imagem: Embaixada do Reino Unido no Brasil

09/10/2020 04h00

O Reino Unido vai investir cerca de £ 110 milhões (cerca de R$ 795 milhões) até 2023 para expandir o potencial de comércio global, catalisar inovação e investimentos, aumentando as oportunidades de negócios internacionais no Brasil. Para tanto, o país europeu vai usar o Prosperity Fund, um fundo de cooperação do governo do Reino Unido que busca apoiar o crescimento econômico inclusivo necessário para reduzir a pobreza e contribuir para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Uma das iniciativas deste fundo é o Programa de Cidades Inteligentes que está beneficiando São Paulo, Recife e Belo Horizonte através de soluções inovadoras para diferentes desafios urbanos. No vídeo abaixo, eu converso com João Rampini, executivo responsável pelo Programa Cidades do Futuro do Prosperity Fund no Brasil.

O objetivo deste programa é fomentar o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil por meio de tecnologias inteligentes em mobilidade urbana, dados abertos e água/saneamento. Desta forma, o programa busca contribuir para melhorar a gestão urbana e a qualidade da infraestrutura básica para os grupos mais vulneráveis, impulsionando o crescimento econômico inclusivo e sustentável nos centros urbanos.

Os principais projetos no Brasil são:

  • Mobilidade Inteligente em São Paulo - Melhorar os processos de planejamento e gerenciamento da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo por meio do uso de tecnologias inteligentes para melhorar os fluxos de tráfego, contribuindo para o aumento da qualidade de vida na metrópole.
  • Mobilidade Inteligente em Belo Horizonte - Aplicar tecnologias inteligentes para ajudar a entender os padrões de mobilidade dos usuários do transporte público em Belo Horizonte, através de um piloto que permitirá um mapeamento da demanda pelos serviços de ônibus na cidade.
  • Gestão Inteligente da Água em Recife - Melhorar a eficiência da gestão dos serviços de água e saneamento na Região Metropolitana do Recife, através do uso de tecnologias inovadoras para controlar as perdas de água na rede de abastecimento, melhorando o acesso destes serviços para toda a população.
  • Ecossistema de Dados Urbanos em Recife - Criar uma plataforma digital para apoiar o gerenciamento e a integração dos dados empregados pelo município do Recife, compartilhando essas informações em um portal aberto à sociedade, promovendo a transparência e a participação dos cidadãos nas decisões públicas.

Quer saber mais sobre as oportunidades deste projeto para empresas e profissionais do setor? Só clicar no vídeo abaixo :