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REPORTAGEM

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Estilista da quebrada reutiliza tecido para expor peças únicas no Instagram

Anna Carolina Coelho criou a Na Gambiarra com a proposta ter uma estética brasileira para as suas roupas - Arquivo Pessoal
Anna Carolina Coelho criou a Na Gambiarra com a proposta ter uma estética brasileira para as suas roupas Imagem: Arquivo Pessoal

Tamires Rodrigues

22/09/2021 04h00

Uma jovem empreendedora de Taboão da Serra, em São Paulo, explora diversos recursos digitais e tendências para criar um jeito brasileiro de produzir roupas e vender na internet.

Atuando como estilista de roupas upcycling —um formato de produção e customização de vestuário que reutiliza tecidos—, Anna Carolina Coelho, 25, moradora do Jardim Henriqueta, no município de Taboão da Serra, investiu em formação de tendências e comportamento de consumo em ambientes digitais para criar a Na Gambiarra, loja virtual que comercializa peças únicas, explorando a audiência de seguidores do Instagram.

"Hoje em dia as pessoas não querem sair na rua e achar várias pessoas com a mesma roupa que elas no rolê, então eu tive essa ideia de fazer uma peça diferente da outra", diz a empreendedora digital.

Anna conta com um acervo de peças únicas que despertam o interesse dos seguidores em seu perfil no Instagram, a principal ferramenta de divulgação do negócio. Ela diz que não consegue se ver vendendo seus produtos fora do ambiente digital.

"A tecnologia influencia 100% no meu trabalho, as vendas sempre foram online, e eu não consigo ver outro modo de vender sem ser ali", afirma.

A estilista revela que a tecnologia social de ressignificar e reutilizar tecidos para criar peças únicas é um dos seus principais instrumentos de trabalho.

"Eu comecei a reparar essa reutilização dos materiais no Pinterest, e eu estava procurando coisa nova para fazer. Achei muito vídeo gringo das minas fazendo, só que a gente ainda não tinha muita referência aqui no Brasil", diz.

A partir desse mergulho em outras referências, a estilista se dedicou a construir uma identidade visual e uma estética brasileira para as suas roupas.

"Sempre vejo as coisas muito ligadas à gringa, mas eu quero uma coisa que seja 100% brasileira. Aí pensei uma coisa ligando na outra, emendado, gambiarra... Falei: 'vai ser esse o nome'", diz Anna sobre o surgimento do conceito da marca Na Gambiarra.

Além do Instagram, a estilista explora outras ferramentas para ficar bem informada com tendências de moda e consumo, como o Pinterest e o aplicativo Vogue Runway. "Eu dou uma olhada nos desfiles de moda, para ver o que que está acontecendo lá fora, e o que as pessoas estão apostando para os próximos anos."