Topo

Pergunta pro Jokura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quanta água existe na Terra? Fizeram a conta sem deixar uma gota de fora

Cálculo somou a água da superfície, a subterrânea e a que está suspensa na atmosfera em forma de vapor - Trung Pham Quoc/ Unsplash
Cálculo somou a água da superfície, a subterrânea e a que está suspensa na atmosfera em forma de vapor Imagem: Trung Pham Quoc/ Unsplash

02/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quanta água existe na Terra? - Pergunta de Jean Secco, Água Comprida (MG) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Haja água nesta esfera que alguns ainda insistem em negar, caro água-compridense.

São 1,38 bilhão de trilhões de litros de água no globo. Esse volume considera toda a água superficial (de oceanos, mares, rios, lagos e gelo) —que ocupa pouco mais de 70% da face da Terra—, a que está abaixo da superfície (em aquíferos e lençóis freáticos) e a que está suspensa na atmosfera em forma de vapor.

Para ilustrar toda essa água junta, imagine uma esfera com quase 1.400 km de diâmetro —mais ou menos a distância entre sua Água Comprida, nas Minas Gerais, e Água Santa (RS), tchê— ou de São Paulo a Água Boa, no meu Mato Grosso. Se parece muito, imagine ainda que essa é também a altura da esfera.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) até produziu uma imagem que ilustra isso. Dá uma olhada:

Esferas de água na Terra - Howard Perlman, Jack Cook, Adam Nieman e Igor Shiklamonov (USGS) - Howard Perlman, Jack Cook, Adam Nieman e Igor Shiklamonov (USGS)
Imagem: Howard Perlman, Jack Cook, Adam Nieman e Igor Shiklamonov (USGS)

A maior esfera de água na imagem equivale a essa medida que acabo de descrever.

Como demonstra a imagem, o total de água da Terra equivale a 1,38 bilhão de quilômetros cúbicos (km3). Como cada km3 tem mais ou menos um trilhão de litros, chegamos ao número mágico que abre esta coluna e repito aqui: mais de um bilhão de trilhões de litros d'água (contando superfície, subsolo e atmosfera).

As esferas menores na imagem (dê um zoom se precisar) dizem respeito a toda água doce em estado líquido (com cerca de 270 km de diâmetro e pouco mais de 10 milhões de trilhões de litros) e a água doce em rios e lagos (com 56 km de diâmetro e "apenas" 93 mil trilhões de litros).

Com todo respeito, toma essa, caro água-compridense.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou envie pelo WhatsApp.