Topo

Pergunta pro Jokura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tudo começou com... papel: qual é a empresa de tecnologia mais antiga?

Data de fundação da empresa de tecnologia mais antiga é do século 19 - Pixabay
Data de fundação da empresa de tecnologia mais antiga é do século 19 Imagem: Pixabay

07/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quais são as empresas de tecnologia mais antigas? - Pergunta de Alexa Garcia, Ouro Velho (PB) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Cara ouro-velhense, se considerarmos somente a data de fundação, a companhia de tecnologia que opera há mais tempo no planeta é a finlandesa Nokia. Só que em sua abertura, em 12 de maio de 1865, na cidade de Tampere, a empresa não produzia nada eletrônico.

A companhia fundada por Fredrik Idestam, Leo Mechelin e Eduard Polón começou como uma fabricante de papel. Em 1868, uma nova unidade de processamento de fibra de madeira foi estabelecida na cidade de Nokia, de onde a empresa emprestou o nome que permanece até hoje.

No decorrer dos anos, a Nokia diversificou os negócios e passou a produzir energia elétrica, cabos elétricos, botas de borracha, pneus etc. Os primeiros itens, digamos, mais tecnológicos produzidos pela empresa foram respiradores para uso civil e militar, desenvolvidos nos anos 1930.

Mas foi nos anos 1990 que a empresa embarcou no ramo da telefonia móvel e foi pioneira no mercado de telefones celulares, se estabelecendo globalmente como referência tecnológica.

A finlandesa Nokia viu nascer, oito anos depois, na vizinha Suécia, outra atual gigante tecnológica. A Ericsson começou em 18 de setembro de 1876, na cidade de Estocolmo. Só que as atividades originais da companhia já eram mais ligadas à tecnologia: a Ericsson consertava aparelhos de telégrafo.

Ainda no século 19, só que no leste asiático, nascia outra companhia que domina a cena tech atual: a japonesa Nintendo. Só que lá em 23 de setembro de 1889, quando foi fundada por Fusajiro Yamauchi, os rumos tecnológicos da Nintendo, assim como os da Nokia, ainda não tinham saído do papel —literalmente.

A companhia sediada em Kyoto começou como uma fabricante de hanafuda ("cartas de flores") uma espécie de baralho tradicional no Japão. Os games eletrônicos só vieram a partir dos anos 1970, com o lançamento da arma de luz Beam Gun, usada para simular o disparo de tiros na tela da TV que rodava videogames.

Entre outras grandes empresas de tecnologia das antigas, podemos destacar também a GE (fundada em 1892), e a IBM, que começou como CTR (Computing-Tabulating-Recording Company), em 1911.

As origens da IBM, contudo, remontam a pelo menos 1896, quando Herman Hollerith (sim, o que dá nome ao holerite nosso de cada mês) fundou a Tabulating Machine Company, cujas máquinas tabuladoras de dados foram contratadas para fazer o Censo dos EUA - e contar um pouco da já antiga história da tecnologia sem se dar conta.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.