Topo

Pergunta pro Jokura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Afinal, dedão era só apelido? Os dedos dos pés têm nomes, como os das mãos?

Sabia que os dedos dos pés, como um todo, são também conhecidos por artelhos? - Tucker Good/ Unsplash
Sabia que os dedos dos pés, como um todo, são também conhecidos por artelhos? Imagem: Tucker Good/ Unsplash

07/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os dedos dos pés têm nomes, como os das mãos? - Pergunta de Tarcísio F. S. Neto, São Gonçalo, (RJ) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Caro gonçalense, na mensagem que você enviou, cheio de dedos, houve menção aos nomes dos dedos das mãos para exemplificar: polegar, indicador, médio, anelar e mindinho, como popularmente os chamamos, com algumas variações e apelidos, como naquela brincadeira infantil do "dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura-bolo e mata-piolho..." —quem conhece versões diferentes pode citar nos comentários ao fim do texto, faz favor.

Pois saiba que os dedos das mãos têm nomes formais, digamos, mais ortopédicos, e também atendem por pólex (termo latino antigo para designar o dedão), índex (o que indica), médio (que está no meio), anular (por ser o dedo das alianças em forma de anel) e mínimo (autoexplicativo, não?).

No caso dos dedos do pé, o dedão, o maioral entre eles, é batizado de hálux (cuja origem não é consenso e vem do termo latino para designar o "grande dedo do pé").

Os demais artelhos (sim, os dedos dos pés, como um todo, também são conhecidos assim) são chamados de pododáctilos (do grego podós, que significa "pé" e dáctulos, que são os dedos), seguidos por um numeral.

O que vem em seguida do dedão (que é o primeiro) é o segundo pododáctilo, e assim por diante até o quinto.

Voltando aos membros superiores, os dedos das mãos também podem ser chamados de quirodáctilos (kheír significa "mão" em grego) e o primeiro também é o dedão (ou polegar), sendo o quinto, o mindinho (ou mínimo).

De bônus, vale mencionar que os dedões de pés e mãos são formados por dois ossos, chamados falanges: a falange distal, que é a ponta do dedo, e a falange próxima, que é a base.

Os demais dedos (do 2º ao 5º, sejam eles pododáctilos ou quirodáctilos) têm três falanges: a que fica entre a distal e a próxima é chamada de falange média.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.