Topo

Pergunta pro Jokura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Qual foi o primeiro meme? Nem as redes sociais existiam quando ele apareceu

08/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qual foi o primeiro meme? - Pergunta de Melinda Mendonça, de Saudades (SC) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Acredite se quiser, cara saudadense: ele existe desde muito antes de a internet dar o ar da graça. Isso quer dizer que quando ele "nasceu", ninguém falava em meme ainda. Trata-se do seguinte cartoon, publicado em maio de 1921 na revista de humor The Octopus, da Universidade de Wisconsin-Madison (UW-Madison), nos Estados Unidos.

Com 100 anos, este avô dos atuais memes de "expectativa x realidade" envelheceu bem e continua atual:

Meme original - The Wisconsin Octopus, maio/1921, página 18 - Reprodução - Reprodução
The Wisconsin Octopus, maio/1921, página 18
Imagem: Reprodução

Em tradução livre, as legendas dizem:

  • [Esquerda] "Como você pensa que está quando tira um retrato."
  • [Direita] "Como está sua aparência de verdade".

A descoberta foi feita em 2018 por um perfil que reúne publicações antigas no Tumblr. Só que postaram uma reprodução do cartoon original na revista de humor Judge, publicada em Nova York e descoberta em arquivos da Universidade de Iowa.

Depois de ser descoberto, arqueólogos da internet fizeram escavações pela rede e descobriram que ele fez parte de uma série de outros quadrinhos com a mesma temática na The Octopus.

A UW-Madison fez até piada com o reconhecimento, listando uma série de outras descobertas marcantes feitas pela instituição, como as vitamina A e B; o Homo naledi e o medicamento anticâncer fluorouracil.

Como eu disse no início da resposta, porém, quando este meme ancestral veio ao mundo, o termo meme sequer havia sido inventado. Nem mesmo o inventor da expressão, o biólogo Richard Dawkins, tinha nascido.

Dawkins foi o primeiro a cunhar a palavra meme no sentido em que a conhecemos hoje. No livro "O Gene Egoísta", lançado em 1976, o cientista britânico descreve meme como o equivalente aos genes, só que como unidades de transmissão cultural em vez de biológicas.

Dawkins propõe que, assim como os genes, os memes se multiplicam e são transmitidos, só que de cérebro em cérebro ou entre locais que armazenam informações —como livros, telas etc.

Décadas mais tarde, com a popularização da internet, a replicação destas unidades de transmissão cultural encontraram o ambiente ideal para se reproduzir.

Entre os memes desta geração, podemos destacar pioneiros como os emoticons: desenhos gerados com sinais gráficos, letras e números para expressar ideias e emoções —como o sorriso :-), a piscadinha ;-) e o choro :'-(.

O meme clássico, com uma imagem sobreposta por uma legenda com letras brancas de contorno preto, veio em seguida, mas é complicado definir qual deles veio primeiro.

Fato é que os memes evoluíram bem desde os primórdios - há quem defenda até que sinais de pinturas rupestres em cavernas pré-históricas seriam os memes primordiais - e tomaram conta do mundo.

Se a expectativa de quem pintava paredes de cavernas ou publicava anedotas em revistas de humor universitário nos rincões dos EUA era se comunicar somente com quem estivesse próximo, a realidade é que os memes nunca estiveram #foreveralone.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.