Topo

Pergunta pro Jokura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Qual é a velocidade de rotação dos planetas do Sistema Solar? Nasa te ajuda

Pixabay
Imagem: Pixabay

20/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qual é a velocidade de rotação dos planetas do Sistema Solar? - Pergunta de Daniel Lima, de Girau do Ponciano - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Para calcular essa sua dúvida, caro girauense, apelamos para um tabela da Nasa com a velocidade giratória dos nossos vizinhos de Sistema Solar (sempre no equador de cada planeta):

Mercúrio: 10,83 km/h

Vênus: 6,52 km/h

Terra: 1.574 km/h

Marte: 866 km/h

Júpiter: 45.583 km/h

Saturno: 36.840 km/h

Urano: 14.794 km/h

Netuno: 9.719 km/h

Um dos planetas que chama mais atenção nesta lista é Vênus, pela baixíssima velocidade de rotação. Essa lentidão faz o dia venusiano durar o equivalente a 243 dias terrestres —aqui, tomemos por "dia" o conceito de dia sideral, que é o tempo que o planeta leva para completar um giro em torno do próprio eixo.

No outro extremo, como o mais veloz, está o maioral Júpiter. A velocidade é tamanha que ele leva menos de 10 horas para completar um rodopio.

Confira, na tabela a seguir, a duração do dia sideral (rotação completa) de cada planeta:

Mercúrio: 58 dias terrestres e 16 horas

Vênus: 243 dias terrestres e 26 minutos

Terra: 23 horas e 56 minutos

Marte: 24 horas e 36 minutos

Júpiter: 9 horas e 55 minutos

Saturno: 10 horas e 33 minutos

Urano: 17 horas e 14 minutos

Netuno: 16 horas

Por fim, uma curiosidade extra só para quem teve disposição para chegar até o fim deste giramundo: enquanto a maioria dos planetas do Sistema Solar gira de oeste para leste, Vênus e Urano seguem na contramão, rodopiando de leste para oeste.

É o que mostra o vídeo a seguir, do astrônomo James O'Donoghue, da Agência Espacial Japonesa (Jaxa), um mestre em traduzir o Universo em imagens já citado por esta coluna num passado não tão distante.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.