PUBLICIDADE
Topo

Pergunta pro Jokura

Existe eleição online em algum país onde se vota pelo computador pessoal?

Polina Zimmerman/ Pexels
Imagem: Polina Zimmerman/ Pexels
Tiago Jokura

Tiago Jokura é jornalista e, portanto, curioso profissional. Passou os últimos 15 anos respondendo as dúvidas mais complexas e inusitadas dos leitores na mídia impressa ? na tentativa infinita de explicar como o mundo funciona com clareza e bom humor. Agora, continua essa saga aqui no UOL. Mande sua pergunta cabeluda que ele faz questão de pentear.

09/11/2020 04h00

Existe eleição online em algum país? - Pergunta de Vitória Augusta, de Divisópolis (MG)

Vitória, entre os bagunçados votos de papel ainda em vigor nos EUA e as urnas eletrônicas tupiniquins, votar pela internet é uma opção que ainda engatinha mundo afora entre raras iniciativas e muita desconfiança —sobretudo em relação à segurança de uma eleição online.

A Estônia, ex-república soviética, é pioneira da democracia online. Em 2005, o país organizou, com sucesso, eleições municipais com opção de voto pela internet. A adesão inicial foi modesta, com 9.317 votos (1,9% da população).

Em 2007, o país ampliou a iniciativa para escolher os membros do parlamento (com 3,4% dos cidadãos votando online). Nas últimas eleições parlamentares, em 2019, mais de 247 mil estonianos (44% da população) votaram a partir de computadores pessoais.

As eleições são apenas uma parte das políticas públicas do país mais digital do globo. O apelido de E-stônia não é à toa: a população pode fazer registro de nascimentos, óbitos e casamento sem sair de casa, e o documento de identificação, o RG deles, é um cartão com chip.

Além disso, o país tem um programa de residência eletrônica, em que pessoas vivendo em qualquer lugar do mundo podem se inscrever. Uma vez aprovado como "e-stoniano", a pessoa pode utilizar serviços bancários e até abrir empresas no país —importante dizer que isso não dá o direito de cidadania nem de morar na Estônia.

Voltando para sua pergunta, cara divisopolense (ou seria divisopolitana?), há outros países testando eleições online. O Canadá já realizou alguns pleitos municipais dessa forma em 2018.

A Suíça também já realizou testes em diferentes locais, chegando a convidar hackers para testar a segurança do sistema por um período de quatro semanas. Apesar de algumas falhas terem sido encontradas, pesquisas demonstraram que a votação online reduziu o número de votos anulados por mau preenchimento.

E você, vota a favor ou contra o voto pela internet?

Você é a favor ou contra o voto via internet?

Resultado parcial

Total de 908 votos
85,24%
14,76%
Total de 908 votos

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.