Topo

Pergunta pro Jokura

É verdade que cabe o Sistema Solar inteiro entre a Terra e a Lua?

Montagem com imagens feitas pela sonda Voyager dos planetas do Sistema Solar, quatro luas de Júpiter e, em primeiro, a Lua - Nasa
Montagem com imagens feitas pela sonda Voyager dos planetas do Sistema Solar, quatro luas de Júpiter e, em primeiro, a Lua Imagem: Nasa

28/09/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É verdade que cabe o Sistema Solar inteiro entre a Terra e a Lua?

Pergunta de Adriano Luna, de Cabeceira Grande (MG)

Inteiro, inteirinho, ele não caberia. Mas cabe mais entre a Lua e a Terra do que conta nossa astronomia, caro cabeceirense, morador do único município mineiro que faz divisa com o Distrito Federal.

Considerando somente os planetas, caberiam todos, de Mercúrio a Netuno entre a Terra e a Lua —só que precisaríamos deixar os anéis de Saturno de fora.

O astrônomo James O'Donoghue, da Agência Espacial Japonesa (Jaxa), até desenhou esse encaixe, incluindo os planetas anões Plutão e Ceres:

Além de ignorar as 205 luas dos oito planetas e de colocar de lado os anéis saturnianos, o doutor O'Donoghue explica que, ao encaixar os planetas na distância média entre a Terra e a Lua (384,4 mil km) seria preciso "deitar" Júpiter e Saturno para caber. Mas, na distância máxima (407 mil km), eles caberiam folgados na "vertical", sem manobras giratórias.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.