Topo

Pergunta pro Jokura

Se ninguém comprar bilhetes para uma sessão de cinema, passam o filme?

Getty Images
Imagem: Getty Images

29/07/2019 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pergunta enviada por Keiko Shikako Thomas, de Montreal (Canadá)

Depende da sala de cinema, Keiko. Dando uma passeada pelo bairro, perguntei na bilheteria do Cinesala, um dos raros cinemas pequenos de rua que ainda existem em São Paulo. Lá, o Rafael me informou que rola uma tolerância de 20 minutos a partir do horário de início da sessão. Assim, dá tempo de exibir todas as propagandas, trailers e avisos de segurança - e às vezes até o comecinho do filme. Se não aparecer ninguém na sessão até esse limite dos 20 minutos, a exibição é interrompida e a sala fica liberada para o horário seguinte.

A mesma política do cinema do meu bairro também vale para a rede Kinoplex, com 272 salas em 19 cidades do país, e para outro cinema que frequento, da rede Itaú Cinemas, no shopping Bourbon, também em São Paulo - colhi a informação ao final da exibição do Laços, da Turma da Mônica, sucesso de bilheteria dessas férias escolares, com mais de 1,67 milhão de espectadores até o fechamento desta coluna.

Já nas 617 salas do Cinemark, a história é diferente. De acordo com a assessoria de comunicação da rede, todos os filmes são exibidos do começo ao fim, não importa quantas pessoas estejam - ou não estejam - na sala. Isso vale até para filmes como O Doutrinador, de 2018. A produção levou, nas quatro primeiras semanas, 57 pessoas, em média, para cada exibição (de acordo com a Revista do Cinema).

Tem uma pergunta? Deixe nos comentários!