Topo

Coluna

Pergunta pro Jokura


Qual é a maior rua do mundo? E a do Brasil?

Cruzamento das ruas Yonge e Dundas, em Toronto (Canadá) - The Canadian Press, Patrick Dell/AP
Cruzamento das ruas Yonge e Dundas, em Toronto (Canadá) Imagem: The Canadian Press, Patrick Dell/AP
Tiago Jokura

Tiago Jokura é jornalista e, portanto, curioso profissional. Passou os últimos 15 anos respondendo as dúvidas mais complexas e inusitadas dos leitores na mídia impressa ? na tentativa infinita de explicar como o mundo funciona com clareza e bom humor. Agora, continua essa saga aqui no UOL. Mande sua pergunta cabeluda que ele faz questão de pentear.

15/07/2019 04h00

Pergunta enviada por Bruno Santana, de Palmas (TO)

Palmas para sua pergunta. A maioral fica no Canadá, Bruno. Trata-se da Yonge Street, que cruza 56 km dentro de Toronto, maior cidade do país, conectando os lagos Ontário e Simcoe.

E essa fama já chegou a ser maior: até 1999, ela figurava no Guinness Book, como sendo ainda mais extensa, com 1.896 km, distância que dá e sobra para sair da Avenida Sapopemba, maior da cidade de São Paulo, e chegar aí na Avenida Teotônio Segurado, maior via urbana de Palmas (ambas com 26 km de extensão).

Além da coincidência quilométrica na extensão das duas avenidas, pode-se dizer que elas são, empatadas, as maiores do Brasil. Há quem considere a Avenida Brasil, que cruza a região metropolitana do Rio de Janeiro por 58,5 km, como a maioral, mas como ela tem trechos que pertencem a autoestradas, a coluna não a incluiu no ranking. Existe também uma controvérsia sobre a extensão da Sapopemba: para quem alega que ela tem 45 km, aqui só consideramos os trechos dentro do município de São Paulo.

É mais ou menos a mesma confusão que rolava sobre a medida da Yonge Street. Havia quem considerasse que ela se estendia pela Ontario's Highway 11, estrada que vai até Rainy River, cidade que faz fronteira entre o Canadá e o estado de Minnesota, nos EUA. O critério atual (com o qual este blog concorda), considera apenas trechos viários em perímetro urbano e dentro de uma mesma cidade. Ou seja, emendas em rodovias não contam para calcular a extensão total da rua.

Para nos delongar, como pede o assunto, montamos um ranking das maiores ruas deste globo que tanta gente anda achando que é plano (das 10 maiores, só uma não fica nas Américas):

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no 3° parágrafo do texto, a Avenida Brasil não corta vários municípios do estado do Rio de Janeiro. A informação foi corrigida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Pergunta pro Jokura