PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Você virou outra pessoa': como ciência fez alguém parar de enxergar rostos

Conteúdo exclusivo para assinantes
Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

01/11/2021 04h00

E se uma pessoa normal perdesse a capacidade de reconhecer rostos? Em um experimento científico, um homem que sofre convulsões passou por essa experiência. O caso foi registrado em vídeo e virou artigo científico depois. Hoje a gente mostra esse material e comenta tudo que está rolando.

Você deve se lembrar que em um vídeo anterior, a Ana Bonassa deu seu testemunho sobre como é ter prosopagnosia ou cegueira de faces, que é essa deficiência em reconhecer rostos. Hoje ela vai comentar o experimento e explicar o que está se passando com o paciente.

Durante o experimento, quando os pesquisadores simulam a prosopagnosia, o paciente deve relatar o que está vendo. E na hora ele diz: "você se tornou uma outra pessoa". O que está acontecendo do ponto de vista da ciência e de quem sofre dessa deficiência? Explicamos tudo no vídeo no topo deste texto.

Não consegue ver o vídeo? Você também pode assistir aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL