Topo

Nunca Vi 1 Cientista

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Comportamento de manada: ciência pode explicar vitória de Juliette no BBB

Hoje vamos falar sobre o BBB21. Não, não deixamos a ciência de lado para mergulhar no entretenimento. O fato é que o reality trouxe algumas lições que nos ajudam a refletir sob o ponto de vista científico. É o caso do comportamento de manada. Já ouviu falar?

Nesta edição, rolaram algumas situações na casa que exemplificam esse comportamento estudado pela psicologia. Mas será que isso pode ter ajudado a Juliette a vencer o BBB? Detalhe interessante: gravamos o vídeo acima antes de ser anunciado o vencedor.

Mas o comportamento de manada, também chamado de efeito manada, não é só para "estudar" a dinâmica das relações dos brothers e sisters. Ele ajuda você a refletir sobre o seu próprio comportamento.

Por exemplo, você já se pegou fazendo alguma coisa porque outras pessoas estavam fazendo? Já comprou alguma coisa só porque todo mundo tinha? Já tirou conclusões sobre uma pessoa só ouvindo a opinião de outras? É possível que você tenha passado pelo efeito manada também.

E se você gostou do vídeo e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.