PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Suplemento natural também pode te fazer mal, e a ciência mostra por quê

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

03/05/2021 04h00

Chá com um monte de ervas que promete emagrecer; shake que funciona como uma refeição; cápsulas de plantas para a dieta ou para melhorar alguma função do corpo. Tudo isso é considerado suplemento natural. E se é natural, deve causar menos efeitos colaterais, certo? Não é bem assim. Em alguns casos, ele provoca problemas graves. Hoje vamos explicar, no vídeo acima, porque isso ocorre.

Já dá para adiantar que é um conceito equivocado acreditar que por ser natural não faz mal. O fígado, por exemplo, pode ser afetado pelo consumo de suplementos naturais. Neste vídeo, a gente conta por que esses produtos podem ser tóxicos.

Além disso, tem um estudo brasileiro que investigou a toxicidade de medicamentos e plantas. O resultado do trabalho científico é mais um alerta para se ter cuidado no uso dos suplementos.

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL