PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

Novo vírus em SP, descoberta em Vênus e mais: o que marcou a ciência no ano

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

28/12/2020 04h00

Quando você pensar em 2020, vai lembrar de... coronavírus, claro! E se falar de ciência neste ano, o que vai vir à mente? A busca pela vacina contra a covid-19, certo? Mas hoje a gente vai mostrar que, apesar desse vírus ter dominado o noticiário, a ciência caminhou em várias áreas e tivemos avanços e descobertas importantes.

Por exemplo, você se lembra de um novo vírus que foi descoberto aqui no Brasil? Foi no interior de São Paulo. Esse vírus causa uma doença rara e requer exames especiais.

Por outro lado, foi este ano, lá nos EUA, que um novo antibiótico foi descoberto com a ajuda da inteligência artificial. Há décadas que a gente não tem nenhuma classe nova de antibióticos descoberta e o nosso arsenal para combater as bactérias está ficando cada vez mais limitado. E agora pode ser que um novo medicamento esteja a caminho e possa nos ajudar no futuro.

E tem mais: 2020 também foi o ano da descoberta de um novo animal que não precisa de oxigênio. Por falar em ser vivo, lembram da possibilidade de vida em Vênus?

No vídeo de hoje, a gente faz a retrospectiva dos principais fatos científicos do ano. Vamos trazer os dados relevantes das diferentes áreas da ciência, da medicina ao meio ambiente.

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.