Topo

Nunca Vi 1 Cientista

Colágeno melhora rugas? Aprenda a evitar o viés de confirmação na ciência

Você já deve ter encontrado algumas destas histórias por aí: "estudo comprova: tomar vinho faz bem para o coração" ou "ciência mostra que tomar colágeno melhora sua pele e reduz rugas". Será que dá para acreditar nelas de cara? Afinal, elas estão baseadas em algum estudo científico, certo?

Hoje vamos mostrar como separar a informação verdadeira da produção científica, para você nunca mais cair em alguma manchete sensacionalista. Ainda damos exemplos práticos, como o caso dos supostos benefícios do vinho, do colágeno, do bicarbonato de sódio...

Milhares e milhares de estudos científicos são publicados todos os anos. Como saber qual "descoberta" é a que realmente tem valor? Um único estudo (ou dois ou três) talvez não seja suficiente. A ciência adota o método de "revisão científica", que nada mais é do que um estudo que analisa vários outros estudos sobre um mesmo tema ou objeto.

E como interpretar as informações de um artigo científico e usar esses dados no nosso dia a dia? Mais: a gente realmente usa isso na vida real?

Se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.