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Vivo vai 'desligar' app escolhido por usuário em caso de celular roubado

A Vivo vai bloquear determinados aplicativos para impedir prejuízos financeiros caso bandidos roubem ou furtem o celular de clientes da operadora.

Lançado hoje (17), o novo serviço é chamado Proteção Rua. O nome faz referência a vias públicas porque são nelas que ocorrem 79,6% dos roubos e 43,7% dos furtos, segundo o Anuário de Segurança Pública Brasileira, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A Vivo não irá suspender o sinal de celular. O cliente precisará antes definir até 20 "locais seguros". Com raio de até 1 km, esses lugares serão onde os serviços funcionarão livremente. Fora deles, os apps selecionados ficarão travados.

O usuário até poderá usar esses serviços fora das localidades selecionadas, mas ele precisará informar uma senha única escolhida no ato da configuração do serviço.

Os "locais seguros" podem ser definidos ao se digitar um endereço específico ou colocando um pin no mapa do serviço.

A restrição valerá apenas para aquelas pessoas que contratarem o serviço, ao custo de R$ 5 mensais.

Para Flávia Carneiro, diretora de Marketing da Vivo, não se trata de uma iniciativa isolada da operadora, que mantém na plataforma Modo Seguro orientações de como previnir golpes e invasões digitais.

"Nosso esforço é sempre no sentido de proteger os dispositivos e informações pessoais deles, disponibilizando produtos que combinam segurança e qualidade, estabelecendo novos padrões no mercado", diz ela.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do informado anteriormente, o novo serviço não vai desligar a internet para aplicativos selecionados, mas, sim, apenas bloquear seu uso nos celulares.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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