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PL propagandeia encontro com redes sociais e pega Big Techs de surpresa

O PL (Partido Liberal), sigla de Jair Bolsonaro, anunciou em suas redes sociais um encontro que classificou como o "maior evento de comunicação partidária do Brasil" e que contará com as empresas donas das maiores redes sociais do país: Google (YouTube), Meta (Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp) e TikTok.

A coluna apurou que a participação das Big Tech se resumirá a sessões rápidas sobre aspectos básicos de suas plataformas. Algumas apresentações durarão 30 minutos. Outras contarão com conteúdo bastante similar ao que será mostrado ao PT dias antes. Em todos os casos, não se trata de uma parceria exclusiva com o PL, afirmam interlocutores das empresas. É, na verdade, uma possibilidade oferecida a todos os partidos.

Anunciado na quinta-feira (6), o 1º Seminário Nacional de Comunicação do Partido Liberal ocorrerá entre os dias 20 e 21 de fevereiro. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, um espaço de 54 mil m² que comporta 20 mil pessoas.

Procuradas pela reportagem, Meta e TikTok não comentaram. O Google informou participar "de inúmeros eventos oferecendo treinamentos, com foco em ferramentas como Gemini e Google Trends".

Na segunda-feira (17) da mesma semana, a Meta dará um curso a dirigentes do PT. O objetivo é ensinar estratégias e melhores práticas para as plataformas da empresa. O conteúdo será similar ao compartilhado dias depois com o PL.

A coluna apurou que o que será apresentado é similar ao Summit Eleições 2024, evento promovido pela Meta em agosto do ano passado com vistas às eleições municipais.

Na ocasião, profissionais das áreas de comunicação e de relações governamentais falaram sobre padrões da comunidade, insights sobre a integração da inteligência artificial, criação de vídeo, a distinção entre anúncio e conteúdo patrocinado, além de comportamentos proibidos no WhatsApp como envio de mensagens em massa e uso de APIs vetados.

O Google realizou treinamentos semelhantes para PV, PSB e a liderança do governo no Congresso.

Esse tipo de iniciativa contribui com o entendimento de profissionais em diversas áreas sobre novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial. Ao longo dos últimos anos, o Google ministrou treinamentos para organizações pelo país, incluindo partidos políticos de todos os campos, órgãos públicos, empresas e empreendedores
Google, em nota

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Segundo outro interlocutor, só em 2021, a Meta realizou uma dezena desses cursos para partidos com presença no Congresso. Já há, aliás, outros encontros marcados com outros partidos para além de PT e PL.

Encontros entre as Big Tech e partidos políticos e órgãos de governo para tratar de aspectos técnicos das plataformas são corriqueiros. Os cursos são oferecidos a partidos com representação no Congresso e a a políticos eleitos

Fica a critério do partido, porém, o nível de visibilidade dado ao encontro, comenta um interlocutor.

A coluna apurou junto a pessoas próximas às Big Tech que não há conotação política ou mercadológica na abordagem, tanto é que serão destacados para o evento do PL profissionais ligados à área de produto, especialistas em explicar os detalhes técnicos das plataformas, mas não autorizados a lidar com a contratação dos serviços ou a exploração deles para fins políticos.

Falando em condições de anonimato, um interlocutor de uma das Big Tech afirmou que a peça de divulgação e a dimensão que o evento tomou pegaram a empresa de surpresa. A conversa inicial era para uma sessão institucional.

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