PUBLICIDADE
Topo

Física na Veia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que Carnaval começou em fevereiro e terminou em março? Ciência explica

Conteúdo exclusivo para assinantes
Dulcidio Braz Jr

Dulcidio Braz Jr. é físico pelo Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atuou como pesquisador no Departamento de Eletrônica Quântica antes de perceber que seu caminho era o da educação. É pioneiro no Brasil no ensino de relatividade, quântica e cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. Hoje, além de professor, é autor de materiais didáticos e faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor e aluno em tempo integral --enquanto ensina, também aprende.

01/03/2022 18h19

Terça-feira de Carnaval em março? Não deveria ser sempre em fevereiro? Tem até aquela conhecida música "País Tropical" do Jorge Ben Jor, ainda do tempo em que ele era chamado apenas de Jorge Ben, que afirma:

"Moro num país tropical,
Abençoado por Deus
E bonito por natureza (mas que beleza)
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)"

Na prática, a terça-feira de Carnaval pode cair em fevereiro ou em março. Em 2022, por exemplo, o período de Carnaval começou no final de fevereiro e acabou hoje, na terça-feira, bem no início de março. Mas poderia ser todo o período de Carnaval em fevereiro ou todo em março. Tudo sempre vai depender do calendário lunar do respectivo ano.

A mudança da data do Carnaval bem como de outras datas móveis a cada ano depende da primeira Lua Cheia que acontece depois do dia 21 de março, data aproximada do equinócio de outono aqui no hemisfério sul.

Assim, a cada ano, para encontrarmos as datas móveis, consultamos um calendário lunar para obter primeiro a data do Domingo de Páscoa cuja definição você confere logo abaixo.

o que é o domingo de páscoa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como exemplo do que escrevi acima, que tal obtermos a data da Páscoa para 2022? Consultando um calendário lunar para março do nosso ano de 2022, a Lua Cheia (Full Moon) acontecerá no dia 18, antes do dia 21, equinócio (veja os "prints" logo abaixo e que tirei do app "Fases da Lua" para Android).

Logo, a próxima Lua Cheia, a primeira Lua Cheia que ocorre depois de 21 de março, será somente em 16 de abril, sábado. Portanto, o primeiro domingo depois desta data de Lua Cheia já é o dia 17 de abril e, consequentemente, Domingo de Páscoa.

Calendário lunar obtido no app "Fases da Lua" - Reprodução - Reprodução
Calendário lunar obtido no app "Fases da Lua"
Imagem: Reprodução

Descoberta a data do Domingo de Páscoa, 17 de abril de 2022, basta retroceder 47 dias no calendário pois a terça-feira de Carnaval será sempre 47 dias antes da Páscoa. Conte você mesmo no calendário: 47 dias antes de 17 de abril de 2022 é 1 de março, exatamente hoje, a terça-feira de Carnaval deste ano!

A partir da data do Domingo de Páscoa podemos sempre obter outras datas religiosas móveis e bastante conhecidas especialmente dos católicos, dentre outros cristãos. Confira abaixo uma lista mais completa com estas datas.

  • Domingo de Carnaval: 49 dias antes da Páscoa;
  • Terça-feira de Carnaval: 47 dias antes da Páscoa;
  • Quarta-feira de Cinzas: 46 dias antes da Páscoa;
  • Domingo de Ramos: 7 dias antes da Páscoa;
  • Sexta-feira da Paixão: 2 dias antes da Páscoa;
  • Sábado de Aleluia: 1 dia antes da Páscoa;
  • Domingo do Espírito Santo: 49 dias depois da Páscoa;
  • Santíssima Trindade: 56 dias depois da Páscoa;
  • Corpus Christi: 60 dias depois da Páscoa

Astronomia aplicada às nossas vidas! Interessante, para não dizer curioso, não?

Diante da lista de datas acima, pergunto: em que dia vai cair o feriado de Corpus Christi em 2022?

Sabendo que esta data ocorre sempre 60 dias depois da Páscoa que já vimos que será em 17 de abril, basta contar 60 dias adiante e chegaremos facilmente no dia 16 de junho.

Deu para entender a ideia?

Em geral, a cada ano, pegamos calendários prontos e usamos. É prático, óbvio! Mas por conta deste ato automático, não nos damos conta de que o ciclo lunar comanda importantes datas na organização prática das nossas vidas ano após ano.

Bom final de feriado de Carnaval! Mais uma vez um Carnaval "diferente", ainda com medidas restritivas e cuidados para nos protegermos da infecção do novo Coronavírus. Ainda que preocupante, o cenário pandêmico está melhor hoje graças à vacinação e outros tantos cuidados.

Que cada um de nós continue fazendo a sua parte, sempre de olho na Ciência! Desta forma, talvez muito em breve possamos reclassificar a pandemia como endemia para voltarmos a ter mínima normalidade a ponto de, em 2023, podermos vivenciar novamente um Carnaval pra valer! Que assim seja!