PUBLICIDADE
Topo

Física na Veia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que as datas do Carnaval, Páscoa e Corpus Christi mudam a cada ano?

iStock
Imagem: iStock
Dulcidio Braz Jr

Dulcidio Braz Jr. é físico pelo Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atuou como pesquisador no Departamento de Eletrônica Quântica antes de perceber que seu caminho era o da educação. É pioneiro no Brasil no ensino de relatividade, quântica e cosmologia para jovens estudantes do final do ensino médio e início do curso superior. Hoje, além de professor, é autor de materiais didáticos e faz questão de dizer que, aqui no blog, é professor e aluno em tempo integral --enquanto ensina, também aprende.

02/06/2021 21h52Atualizada em 03/06/2021 22h05

Se você olhar nos calendários passados e futuros, bem como no calendário atual de 2021, vai ver que Carnaval, Páscoa e Corpus Christi, dentre outras, ocorrem em datas móveis. Em outras palavras, são eventos que acontecem em datas que mudam a cada ano. Você sabe a razão pela qual isso ocorre?

A determinação destas datas móveis começa pela descoberta da data do Domingo de Páscoa. Veja a definição abaixo.

Definição da data da Páscoa - Dulcidio Braz Jr / Física na veia - Dulcidio Braz Jr / Física na veia
Definição da data do Domingo de Páscoa
Imagem: Dulcidio Braz Jr / Física na veia

A definição acima, ancorada na Astronomia e na Mecânica Celeste, é a mais rigorosa. Por simplificação, podemos adotar 21 de março como data fixa, mesmo sabendo que o citado equinócio pode ocorrer entre 21 e 22 de março. E assim teremos uma definição menos teórica, mas que funciona bem na prática.

Definição simplificada da data da Páscoa - Dulcidio Braz Jr / Física na veia - Dulcidio Braz Jr / Física na veia
Definição simplificada da data da Páscoa
Imagem: Dulcidio Braz Jr / Física na veia

A ideia é descobrir quando ocorre a primeira Lua Cheia depois de 21 de março no ano de interesse. E, a partir desta data da Lua Cheia, o primeiro domingo será a Páscoa.

Descoberta a data do Domingo de Páscoa, a terça-feira de Carnaval será sempre 47 dias antes da Páscoa e a quinta-feira de Corpus Christi 60 dias depois.

Para exemplificar esta ideia, veja, na imagem abaixo, a determinação da data do Domingo de Páscoa e do Carnaval em 2021 a partir da Lua Cheia de 28 de março, a primeira Lua cheia depois de 21 de março (a data da Lua Cheia obtive pelo app Fases da Lua para celular rodando Android e que cria automaticamente um calendário lunar para o mês/ano desejado). Note que o primeiro domingo depois de 28 de março foi 4 de abril, a Páscoa. E 47 dias antes de 4 de abril, Domingo de Páscoa, 16 de fevereiro, foi a terça-feira de Carnaval.

Determinação da data da Páscoa e do Carnaval em 2021 - Dulcidio Braz Jr / Física na veia - Dulcidio Braz Jr / Física na veia
Determinação da data da Páscoa e da data do Carnaval
Imagem: Dulcidio Braz Jr / Física na veia

E abaixo, a partir da data já determinada antes para o Domingo de Páscoa, a data de Corpus Christi, dia 3 de junho, 60 dias depois da Páscoa.

Determinação da data da Páscoa e de Corpus Christi em 2021 - Dulcidio Braz Jr / Física na veia - Dulcidio Braz Jr / Física na veia
Determinação da data da Páscoa e de Corpus Christi em 2021
Imagem: Dulcidio Braz Jr / Física na veia

Confira, na tabela abaixo, outras datas móveis e bem conhecidas pelo mundo cristão, especialmente dos católicos.

Tabela com as datas móveis - Dulcidio Braz Jr / Física na veia - Dulcidio Braz Jr / Física na veia
Tabela com as datas móveis
Imagem: Dulcidio Braz Jr / Física na veia

Incrível como a Ciência está presente em nossas vidas, não? Até nos calendários!

Bom feriado! Abraço do prof. Dulcidio. E Física (e Astronomia) na veia!

Errata: o texto foi atualizado
Diferente do que constava no texto, a terça-feira de Carnaval, como aparece na imagem do calendário, foi 16 de fevereiro e não 16 de março. A correção já foi feita.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL